(foto: divulgação/PMJ)
Pacientes com dores crônicas que já persistem há alguns dias e que apresentem sintomas como diarreias, dores, em especial de cabeça, entre outros de menor intensidade, devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A recomendação foi emitida pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro, no norte da Bahia, que reforçou ainda que a Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro (UPA) realiza apenas atendimentos de urgência e emergência.
Conforme a SESAU, a UPA oferta assistência médica para casos considerados de risco a exemplo de febre, dor intensa em qualquer parte do corpo, falta de ar ou cansaço – sinais e sintomas que acometam a pessoa no dia e que precisam de avaliação urgente. Os serviços de urgência e emergência seguem o protocolo do Ministério da Saúde e na classificação após triagem, casos emergenciais são priorizados.
“Os esclarecimentos dados pela Secretaria da Saúde são para melhorar a assistência prestada na rede de urgência e emergência em Juazeiro diante da superlotação registrada nos serviços com casos de baixo risco – aqueles que podem ser avaliados na unidade de saúde”, diz a nota da secretaria.
A Unidade de Pronto Atendimento trabalha com a equipe duplicada: dois médicos clínicos e dois pediatras e registra em média, por mês, 7 mil atendimentos, ainda segundo a SESAU.
Da Redação