(foto: arquivo pessoal)
Ontem (27), o PNB publicou uma denúncia de um lixão irregular que está sendo formado em alguns terrenos baldios na Travessa da Rua 8, no bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro, norte da Bahia, e que está tirando o sossego dos moradores. O ponto de descarte de lixo está causando transtornos e desconforto para quem reside naquela região.
Em contato com o PNB, a moradora Daiane Melo disse que, diariamente, carroceiros fazem o despejo de entulhos e móveis velhos na área. Ela, que reside na localidade há 3 anos, disse que desde quando chegou, já existia esse lixão irregular, e que a Prefeitura Municipal já fez a limpeza do terreno três vezes, sendo a última em 2018, porém, como não está murado, a situação virou rotina.
“Tem muito mosquito e muitas muriçocas. Até escorpião já foi visto. Tenho duas crianças pequenas e praticamente quase todos os dias e toda hora entra aranhas grandes dentro de casa, cobra, muita barata, sem contar nos focos de água parada, que é prato cheio para dengue. Enquanto não localizarem os donos dos terrenos para que eles possam murar ou cercar, quem mora aqui vai passar por essa situação”, desabafou (leia na íntegra).
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) disse que fiscais estiveram nesta sexta-feira (28) no bairro Alto do Cruzeiro e identificaram o proprietário do terreno que está sendo utilizado como lixão irregular. “O proprietário foi notificado e deverá limpar o terreno dentro do prazo estabelecido na notificação. Caso contrário, será punido com base na Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa do Município”, finaliza o documento.
Da Redação