Profissionais e representantes de instituições da saúde de Juazeiro se reúnem para diálogo sobre coronavírus

0

(foto: divulgação/PMJ)

Profissionais da área da saúde e representantes de instituições hospitalares e de gestão se reuniram nesta segunda-feira (2) no Núcleo Regional de Saúde (NRS) da Região Norte, em Juazeiro, no norte do Estado, para diálogo e repasse de informações acerca do novo coronavírus. O momento foi idealizado entre os órgãos e instituições de saúde pública, junto a representantes da rede privada no Vale do São Francisco.

De acordo com a nota técnica elaborada pela Vigilância Epidemiológica Municipal, as definições para análise foram descritas da seguinte maneira para o novo coronavírus (COVID 19): Caso Provável – aquele que apresenta resultado não conclusivo para a doença COVID 19 ou teste positivo em ensaio de pan-coronavírus; Caso Confirmado – aquele com resultado de laboratório positivo para a doença, independente de sinais e sintomas; Caso Descartado – com resultado de laboratório negativo ou confirmação laboratorial para outra doença; e Caso Excluído – aquele caso descartado.

No primeiro momento, se houver notificação de algum caso em Juazeiro, a unidade que realizar o atendimento deve comunicar imediatamente à Vigilância Epidemiológica Municipal de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, o contato é o fornecido na rede de atendimento 24h, através dos telefones (74) 3612 3781 ou 9 9198 3057.

A superintendente ressalta ainda que não há motivo para pânico. “Não estamos alarmando, estamos prevenindo. O COVID 19 está sendo analisado e o Ministério da saúde e Vigilância Sanitária estão trabalhando com informações diárias para tranquilizar as pessoas. Até o momento somente dois casos foram confirmados aqui no Brasil em pacientes que estiveram nas cidades onde estão surgindo os novos casos e tiveram contato com pacientes já infectados, por isso, não há necessidade de pânico”, enfatizou Tatiane Malta, superintendente da Vigilância em Saúde.

Para o médico e coordenador do Núcleo Regional de Saúde da região Norte, Pedro Alcântara, a informação é a melhor estratégia a se montar. “Estamos em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, uma vez que o pólo Juazeiro e Petrolina é de uma importância fundamental, sendo porta de entrada por rodovias e aeroporto. Juntos com representantes do Núcleo Norte de Saúde, Secretaria da Saúde de Juazeiro, Hospital Regional de Juazeiro, Hospital Unimed estamos tomando os devidos cuidados”, pontuou.

A SESAU de Juazeiro ressalta ainda a importância da população ficar atenta às notícias que não sejam divulgadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e também pelas secretarias municipais.

Casos

Na Bahia, até às 17 horas de ontem, 49 casos foram notificados, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 11 descartados laboratorialmente e 17 aguardam análise laboratorial. Juazeiro e as cidades da região norte do Estado não estão entre as cidades notificantes. O Brasil tem 433 casos suspeitos do novo coronavírus e 162 casos foram descartados. Dois foram confirmados (veja a lista na íntegra).

Medidas preventivas

O Ministério da Saúde recomenda como medidas de prevenção ao novo coronavírus:

– lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

– evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– evitar contato próximo com pessoas doentes;

– ficar em casa quando estiver doente;

– usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

– não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Outros cuidados importantes são manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

O ministério explica que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome