Juazeiro-BA: Em parceria com a prefeitura e a Faculdade Estácio, Hospital São Lucas vai atender pacientes do SUS

1

 

Aconteceu na noite dessa terça-feira (03), a celebração da parceria entre o Hospital São Lucas, a Faculdade Estácio e a Prefeitura de Juazeiro-BA, para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As vagas serão agendadas pela Central de Marcação da Secretaria Municipal da Saúde, e através das Unidades Básicas de Saúde
(UBS), que recebem e orientam os alunos da faculdade no município.

“É com muita alegria que hoje celebramos essa importante parceria ,que chega como mais um
grande reforço para a saúde de Juazeiro. Parabenizo o São Lucas e a Estácio por estarem juntos
conosco nesta missão de ampliar e oferecer uma saúde de qualidade à população. Os estudantes do
curso da Estácio estão em toda a rede municipal, nos postos, no Hospital Materno Infantil, na UPA, e a
nossa perspectiva é de ampliar ainda mais a parceria com essas duas importantes instituições”,
ressaltou a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro.

Os atendimentos aos pacientes da rede municipal no Hospital São Lucas acontecerão nas segundas-feiras, com consultas ginecológicas, nas terças com gastroenterologistas. E nas quartas-feiras, serão oferecidas vagas para consultas com médico endocrinologista. O Hospital São Lucas fica na Avenida São João, nº 365, bairro Jardim Flórida.

O diretor geral do Hospital São Lucas, Dalmir Pedra, também se mostrou entusiasmado com a parceria e enfatizou a importância de abrir as portas para os pacientes do SUS. “Esse é um momento, de grande relevância para a saúde do município, pois estamos celebrando junto à Prefeitura e a Estácio, uma parceria que vai dar uma amplitude aos serviços de saúde oferecendo mais vagas de atendimento especializado aos pacientes da rede pública. É uma honra para nós do São Lucas e por isso agradeço ao prefeito Paulo Bomfim, como também a toda equipe da Faculdade”, enalteceu.

O programa de Residência de Medicina da Família e Comunidade, criado pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Faculdade Estácio, tem o objetivo de capacitar profissionais para a identificação de necessidades de saúde da população, além de supervisionar e estimular o desenvolvimento do trabalho em equipes de saúde da família, melhorar a qualidade dos processos de trabalho das Estratégias de Saúde das Famílias/ESF e o impacto no nível de saúde das populações, entre outros.

Seguindo um modelo de ensino nacionalizado, com currículos que se alinham às necessidades do
mercado de trabalho, a Faculdade Estácio também implantou a Comissão de Residência Médica,
uma modalidade de ensino através de cursos de especialização. A iniciativa vai promover a abertura
de novos cursos de pós-graduação na área da medicina, como ginecologia obstetrícia, pediatria,
clínica médica e cirurgia.

Para o médico ginecologista, obstetra e coordenador do curso de medicina da Estácio, Álvaro Pacheco, o processo de residência médica proporciona o aumento de profissionais que acompanham os pacientes. “A residência é importante porque traz para o serviço um médico formado que, enquanto aprende, está assistindo à população. Serviços que têm estudantes e residentes geralmente têm profissionais mais qualificados”, relata.

Também participaram da solenidade, o diretor do Núcleo Regional Norte de Saúde Pedro Alcântara, o coordenador de Ensino do Hospital Universitário Ricardo Santana, o coordenador da Residência Médica da Estácio Tarcísio Menezes, a representante do Diretório Acadêmico Laura Sá e Roberta Moura, diretora Administrativa e Médica do Hospital São Lucas.

Com informações Ascom/Estácio e Ascom/Hospital São Lucas

1 COMENTÁRIO

  1. Boa Noite! Parabens pela reportagem e a Sra Roberta Moura é Diretora Administrativa. Ela é Gestora apenas. Não é médica não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome