(foto: divulgação/PMJ)
A pista de Skate da Praça da Bandeira, localizada no centro de Juazeiro, está recebendo, desde a última sexta-feira (6), uma intervenção artística executada por alunos e professores do Colegiado e Artes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A iniciativa tem como objetivo promover alegria e embelezar os equipamentos públicos através da arte.
A intervenção executada por alunos e ex-alunos do curso de licenciatura em artes visuais da Univasf, conta também com a participação de alunos do ensino Fundamental II e ensino médio da rede estadual de ensino, e é feita em pintura, do tipo mural e grafite, as formas mais populares de arte urbana.
A temática dos desenhos se unem por uma preocupação ambiental com o Rio São Francisco, a vegetação e o clima do sertão. A intervenção também está sendo realizada nos bancos da praça, que estão recebendo desenhos, também com caligrafia, que traz o poema “Sertão” de Augusto Sena Gomes.
A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR). “A Praça da Bandeira está passando por uma pequena reforma e a intervenção artística vem complementar esse serviço. Vários equipamentos já receberam intervenções: a Praça CEU, Praça da Juventude, entre outras. Com a parceria da Univasf essa é a segunda intervenção, a primeira foi no Parque Fluvial e esperamos que sejam as primeiras de muitas”, explica o secretário titular da SEDUR, Hemerson Guimarães.
“As artes visuais no espaço urbano que vão muito além da pintura, junto com o paisagismo e a arquitetura têm a capacidade de revitalizar cidades e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da cultura da população. Esse é um apoio muito importante para a cultura e que precisa crescer, no sentido de profissionalizar os artistas. A arte é um entretenimento para quem vê e a aprecia e para o artista é resultado de muito estudo e trabalho. Por tudo isso é muito importante que a Prefeitura continue e amplie este incentivo”, destacou a professora e coordenadora do Cartes, Flora Assumpção.
Da Redação