Juazeiro registra primeiro caso suspeito do novo coronavírus

0
Foto: Ilustrativa/PMJ)

Uma mulher pode ser a primeira paciente, que reside na região do Vale do São Francisco, infectada pelo coronavírus. A paciente veio do exterior há pouco mais de 7 dias e apresentou os sintomas relacionados à doença.

O primeiro caso suspeito do COVID 19, em Juazeiro, foi notificado nesta terça-feira (10), pela Secretaria Municipal de Saúde. A Sesau informou que todas as medidas estão sendo tomadas com base no fluxo elaborado pela Vigilância Epidemiológica Municipal e o Núcleo Regional de Saúde da Região Norte.

“A paciente teve material coletado que foi enviado para o Laboratório Central de Salvador (LACEN) e o município aguarda o resultado. As pessoas que tiveram contato com a mesma estão sob monitoramento e todos estão sendo assistidos”, declarou a secretaria.

A Sesau informou ainda que todos estão em quarentena domiciliar, com quadro de saúde estável, sem nenhuma gravidade. “A SESAU reforça ainda que o município de Juazeiro está com as equipes de saúde preparadas para encaminhamentos em tempo hábil e assistência aos munícipes”, finalizou o órgão.

Sintomas

O médico infectologista da rede de saúde pública em Juazeiro, Washington Luís, orienta a população sobre a identificação dos sintomas. Os sinais a serem a serem observados indicados pelo profissional são: tosse seca, febre e cansaço.

Cuidados 

Dentro dos cuidados evidenciados pelo Ministério da Saúde para proteção e cuidados contra contaminação por vírus estão: lavar bem as mãos, usar álcool gel, evitar sair de casa para locais com grande presença popular com qualquer sintoma de febre e gripe, lavar bem os alimentos antes das refeições, cuidar para manter uma alimentação saudável, além da prática de atividade física sem alterações. A Secretaria da Saúde em Juazeiro reforça ainda a não automedicação, pois o uso de qualquer medicação deve ser passada ou administrada por um profissional de saúde para diagnóstico e eficácia no tratamento.

 

Da Redação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome