Idoso de 67 anos aguarda, há quase três meses, transferência para unidade hospitalar para cirurgia cardíaca de urgência

0

(foto: arquivo pessoal)

Há mais de um mês, o PNB vem acompanhando a reivindicação e a revolta do estudante Rafael Souza, que aguarda, há 81 dias, a transferência do pai, João Batista de Souza, de 67 anos,  para uma unidade hospitalar em Recife-PE ou Salvador-BA. O idoso está internado no Hospital Promatre, em Juazeiro-BA, desde o dia 22 de dezembro de 2019, e precisa passar por uma cirurgia cardíaca com urgência.

Por conta da lentidão no sistema de regulação da rede municipal de saúde, no dia 11 de fevereiro, Rafael denunciou o Governo do Estado da Bahia, responsável pela Central de Regulação Interestadual de Leitos, no Ministério Público. De acordo com o estudante, na época, o  juiz determinou que o órgão realizasse a transferência do paciente em um prazo de dois dias, o que não aconteceu.

“Infelizmente o prazo dado pelo Ministério Público foi desacatado, e por conta disso eu retornei ao orgão, onde recebi um despacho. Levei o documento para a Promatre e lá eles tiraram uma xerox, mas até hoje nada foi resolvido. Se uma ordem judicial está sendo desrespeitada a quem devo recorrer? Será se vão deixar meu pai vim a óbito?”, questionou Rafael Souza.

O PNB entrou em contato com a Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), responsável por realizar a transferência dos pacientes. Em resposta, o órgão informou que antes dos pacientes passarem por qualquer cirurgia cardíaca, é necessário a realização de exames prévios e alguns procedimentos e/ou ações a depender de cada caso para se definir a melhor conduta terapêutica do paciente.

“O paciente em questão teve algumas pendências sanadas recentemente e no momento só aguarda a liberação de um leito no hospital Ana Nery em Salvador. Pelo que nós observamos, sempre que são sanadas as pendências, a autorização da transferência por Salvador é agilizada, pois já se avaliou com segurança a conduta e o risco cirúrgico”, afirmou a CRIL.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome