Coronavírus: Hospital Universitário de Petrolina anuncia medidas e esclarece sobre primeiro atendimento em casos suspeitos

0

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina, no Pernambuco, emitiu um comunicando informando sobre as medidas adotadas em relação ao Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. A instituição esclareceu ainda que não é a unidade de referência para primeiro atendimentos de casos suspeitos.

Tendo em vista a necessidade do emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e danos e agravos à saúde pública, a instituição anunciou a adoção de algumas medidas. São elas:

– Articulação de encaminhamento de pacientes acometidos pelo COVID-19 para os hospitais de referência em Recife-PE e Salvador-BA;
– Abertura de sete leitos para a internação exclusiva de pacientes graves acometidos pelo COVID-19 provenientes de unidades de menor complexidade da 8º GERES e que, portanto, devem chegar ao HU somente por meio de encaminhamento (a disponibilidade de tais leitos será viabilizada através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e HU-Univasf, conforme registrado em Decreto Municipal N.º 011/2020);
– Treinamento da equipe assistencial para acolhimento de pacientes infectados pelo COVID-19.

Primeiros atendimentos

O HU da Univasf ressalta ainda que os postos de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) são responsáveis pelos primeiro atendimento dos casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Assim, pessoas com sintomas associados ao COVID-19 (tosse, febre, dor de cabeça, entre outros), principalmente que tenham vindo de regiões com ocorrência confirmada do coronavírus, devem se dirigir a essas unidades para avaliação médica.

O HU-Univasf será responsável por internar ou encaminhar somente pacientes recebidos de outrasunidades que estejam em estado grave e necessitem de cuidados intensivos. “Portanto, o Hospital Universitário não é a unidade referência para primeiros atendimentos (casos suspeitos)”, conclui a nota.

Caso suspeito – A Prefeitura notificou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se de uma mulher de 40 anos, que chegou de Brasília (DF) na última sexta-feira (13). Após sentir sintomas compatíveis com a doença, ela procurou a Secretaria Municipal de Saúde no sábado (14) e relatou ter tido contato com caso confirmado da doença.

Segundo a mulher, os sintomas iniciaram ainda durante o voo para Petrolina – tosse e coriza. Como ela teve contato com um caso confirmado do Covid-19 na capital federal, foi feita a coleta, que foi encaminhada neste domingo (15) para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. O resultado deve sair em até 72 horas.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome