Coronavírus e H1N1: prefeitura anuncia medidas protetivas para execução dos serviços de saúde em Juazeiro

0

(foto: arquivo)

Diante do cenário de pandemia do Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, e também dos vasos notificados do vírus Influenza A/H1N1, Juazeiro tem tomado diversas medidas preventivas. Além das medidas restritivas adotadas pelo prefeito Paulo Bomfim (sem partido) em decretos já publicados anteriormente, o município criou um Comitê de Prevenção e Enfrentamento e adotou medidas que afetam a execução dos serviços de saúde.

Confira:

Comitê de Prevenção e Enfrentamento

O órgão terá como finalidade elaborar plano de ação para gerenciamento, prevenção e controle do novo coronavírus, além de adotar e fixar medidas necessárias ao controle do contágio e tratamento de pessoas afetadas. Através do órgão criado, serão estabelecidas e divulgadas medidas de prevenção e transmissão ao vírus. Entre outras ações, desenvolvidas através do comitê, serão propostas medidas de prevenção aos munícipes, desenvolvimento de práticas educativas e apresentação de propostas de parceria entre sociedade civil e órgãos públicos.

O comitê será formado por membros das secretarias de Saúde (SESAU), de Educação e Juventude (SEDUC), de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAURB), de Finanças (SEFIN), de Administração (SEAD), da Procuradoria Municipal,pelo médico infectologista Washington Luis Gomes.  De caráter deliberativo e consultivo, o comitê será presidido pela secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro sob orientação do prefeito Paulo Bomfim.

Serviços de saúde

A secretaria está suspendendo por 15 dias os atendimentos eletivos (programados sem urgência) e as agendas de consultas programadas serão canceladas. A SESAU está ampliando o acervo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os servidores da saúde na UPA, Hospital Materno Infantil, Unidades de Saúde da Família, Policlínica Municipal, CERPRIS, CAPS, Centro de Informação em IST/HIV/AIDS (CIDHA). Outra medida adotada pela secretaria é com relação a profissionais acima de 60 anos e gestantes que passarão a exercer suas atividades em domicílio.

Farmácias da Família – continuam com os atendimentos, no entanto com controle no número de pessoas na recepção.

TFD – com a publicação no Diário Oficial estadual do decreto do governador Rui Costa que determina estado de emergência na Bahia em consequência da pandemia de coronavírus, estão suspensos, temporariamente, diversos serviços oferecidos por órgãos estaduais, como o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Nesse período, apenas os casos graves, como pacientes oncológicos em tratamento de radioterapia e quimioterapia poderão ser encaminhados para Salvador. As consultas nos hospitais públicos da capital também foram desmarcadas. A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa aos demais usuários do TFD que tão logo a situação seja normalizada o serviço será restabelecido na sua totalidade.

Hospital Materno Infantil e UPA – no Hospital Materno Infantil as visitas no ambiente hospitalar estão suspensas, bem como atendimento ambulatorial de ginecologia, mastologia e ultrassonografias em geral. Será limitada a presença de um acompanhante por paciente na unidade. A UPA vai restringir os atendimentos de urgência e emergência para pacientes com quadro grave e/ou gravíssimo classificado como amarelo e vermelho. Quadro sem gravidade será encaminhado ao posto de saúde.

Central de marcação – pela central de marcação estão suspensos os agendamentos e atendimentos aos prestadores conveniados. No período de 15 dias, consultas e procedimentos ofertados por prestadores conveniados ao SUS estarão suspensos. O serviço de hemodiálise será mantido.

Postos de saúde – nos postos de saúde os serviços que serão suspensos são: Caravana da saúde e o Viver com saúde, agendas eletivas, agendamento/atendimento de preventivo, puericultura, atividades coletivas e em grupo, exceto pesagem do bolsa família. Serão mantidos também os atendimentos às urgências odontológicas.

Caps – os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) serão mantidos para renovação de receitas, tendo estas a prorrogação por três meses. Fica mantido o acolhimento aos pacientes no CAPS AD IIII – álcool e outras drogas, e nos CAPS II e Infantil. Nestes serviços estão suspensos os atendimentos em ambulatoriais. No entanto no CAPS AD III, por ser um serviço 24h, será mantida a alimentação dos usuários através de marmitas.

Outras medidas na saúde – Pela Vigilância em Saúde ficam mantidos sem alterações os serviços no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Vigilância Sanitária. No CIDHA a suspensão é no atendimento eletivo e odontológico, os demais continuam. No ambulatório da vigilância epidemiológica serão mantidos os atendimentos a pacientes de hanseníase e tuberculose.

A portaria ainda ressalta que as férias e/ou licenças (sem vencimentos e prêmio) dos servidores da SESAU ficam suspensas enquanto perdurar a emergência em saúde pública, além de suspender curso, treinamentos e seminários no âmbito da secretaria. A SESAU informa ainda que a campanha nacional de vacinação contra influenza foi antecipada para 23 de março.

Decreto

Na última terça-feira (17), o prefeito Paulo Bomfim (sem partido) decretou situação de emergência na saúde do município de Juazeiro e anunciou novas medidas de prevenção contra o vírus Influenza A/H1N1 e do Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. O decreto tem validade até o dia 31 de março, podendo ser prorrogável por mais tempo.

Nesse período, ficam suspensas as férias dos servidores da Sesau para que a equipe não seja desfalcada. As aulas da rede municipal de ensino, que estavam suspensas até a próxima sexta-feira (20), foram prorrogadas até o dia 31 de março. A prorrogação também atinge as outras medidas do decreto assinado na semana passada, como a realização de atos públicos promovidos pela prefeitura, como as inaugurações de obras, e demais eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder municipal, com expectativa de público superior a cem pessoas. O documento recomenda ainda que bares e restaurantes mantenham distância mínima de dois metros entre as mesas.

Entre outras importantes medidas decretadas a partir do documento assinado nesta terça-feira (17), estão:

– entrega do kit de merendas para os alunos das creches;
– dispensa dos servidores acima de 60 anos e gestantes;
– suspensão dos programas de convivência de idosos e de crianças, realizados pela Sedes;
– reagendamentos da Casa do Bolsa Família;
– Restaurantes Populares servirão os alimentos em quentinhas e talheres descartáveis;
– suspensão do Festival de Teatro Wellington Monteclaro 2020 e dos Espetáculos Sacros apoiados pela Seculte.

Além das medidas anunciadas acima, a Prefeitura Municipal anunciou outras medidas preventivas relacionados ao pagamento de aposentados e pensionistashigienização do transporte coletivo suspensão da renovação do passe livre (confira os detalhes).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Para onde ir – Em casos de quadro gripal que apresentam dor de cabeça, espirro, coriza e mal estar sem febre, os pacientes podem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para avaliação de um profissional. Juazeiro possui 54 prédios e 63 equipes de Saúde da Família capacitadas para atendimento.

Em casos onde o quadro gripal apresente dor de cabeça, espirro, coriza, mal estar com febre e dificuldade respiratória, estes devem buscar imediatamente a rede de urgência e emergência, na cidade a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) são referências no atendimento.

Para os dois sinais e sintomas a orientação da Secretaria da Saúde é manter os cuidados de higiene pessoal e alimentação saudável. As Unidades Básicas de Saúde na sede funcionam das 8h às 17h e no interior o funcionamento é das 8h às 13h. A rede de urgência e emergência funciona 24h.

Diagnóstico – O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

O paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

CUIDADOS

Com as mãos
1. Lave as mãos até o pulso com água e sabão antes de sair de casa, por pelo menos 20 segundos – uma dica para controlar esse tempo é cantar ‘Parabéns’ duas vezes. Se não tiver água, use álcool gel 70% – que, aliás, está sumindo das prateleiras.
2. A lavagem das mãos deve contemplar a palma, o dorso, os punhos, entre os dedos, o polegar e as unhas.
3. Repita o processo diversas vezes no decorrer do dia, principalmente antes de pegar em alimentos.
4. Evite tocar nos próprios olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam lavadas.
5. Lave as mãos depois de tocar em maçanetas e outras superfícies de uso compartilhado.

Transporte
6. No ônibus, o melhor é manter a janela aberta para evitar a concentração do vírus. Limpe as mãos depois de segurar nas barras e corrimãos.
7. No carro, desligue o ar-condicionado e abra as janelas para evitar a concentração do vírus.

Relações pessoais
8. Na escola e no trabalho, fale sem tocar. Cumprimentos de mãos, abraços ou beijos no rosto devem ser substituídos por acenos.
9. Mantenha distância de 1 metro entre as pessoas, principalmente das que estiverem doentes.
10. Fique sempre atento a quem está ao seu lado, e evite tocar nos mesmos locais de quem está com sintomas de doenças respiratórias.
11. Ao chegar em casa, não cumprimente idosos e pessoas com problemas respiratórios até que você esteja higienizado.
12. Evite shows e eventos com aglomerações de pessoas.

Higiene
13. Quando chegar em casa, tome logo banho e troque de roupa.
14. Em casa, limpe e desinfete objetos e superfícies tocadas com frequência, como celular, móveis etc.
15. Se ficar doente, fique em casa. Se não for possível, lembre-se de usar máscaras. Elas devem ser utilizadas prioritariamente por quem está doente.
16. Sempre que for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável ou com o braço.
17. Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão de contato e de gotículas, como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Suspeita e tratamento
18. Caso tenha viajado para áreas de risco, tido contato com alguém que esteve nesses locais ou com alguém já contaminado, procure um médico e monitore os sintomas.
19. Observe. Os sintomas levam até 14 dias para se manifestar e os mais comuns são febre, tosse, e dificuldade para respirar.
20. Os casos graves são encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento.
21. Nos casos menos graves são adotadas medidas de precaução domiciliar, como repouso e consumo de bastante água, além de medicamento para dor e febre, e banho quente.
22. Pessoas em isolamento domiciliar não devem ter contato com outras, não podem sair de casa nem compartilhar objetos pessoais. O tempo de recuperação varia.
23. Fique hidratado e bem alimentado para ajudar a reforçar o sistema imunológico.

com informações Correio da Bahia

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome