Um paciente recém chegado da Europa, e que, conforme recomendação da Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, no norte da Bahia, deveria estar em isolamento domiciliar pelo período de 14 dias, conforme o Ministério da Saúde, está descumprindo a medida. O isolamento serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão.
A situação foi revelada por uma telespectadora durante o programa Palavra de Mulher na manhã desta quinta-feira (19). Conforme informações apuradas pelo PNB, trata-se de um jovem que viajou, recentemente, para diversos países da Europa, que vive uma grave crise pandêmica.
Ele chegou há cerca de dez dias em Juazeiro e foi notificado pelas equipes de saúde da cidade para cumprir a medida. Entretanto, ele não está cumprido a norma do isolamento, conforme os vizinhos do jovem, que está domiciliado em uma residência no bairro Santo Antônio. “Nesse momento ele, que deveria está em isolamento, está sentado na praça, conversando normalmente com outras pessoas, em uma rua em que moram muitos idosos e crianças. Desde ontem que o mesmo circula aqui. Qual a providência? Minha mãe, por exemplo, tem 76 anos e está em tratamento oncológico. Estou com medo”, disse uma moradora, durante o programa ao vivo.
(foto: arquivo)
A moradora flagrou o momento em que o paciente estava sentado na praça do bairro. O jovem está tendo contato direto com outras pessoas, desrespeitando a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O PNB conversou com o diretor de Vigilância em Saúde do município de Juazeiro, Klinger Farias, que informou que a Secretaria de Saúde já está monitorando o caso. “Entramos com medidas cautelares junto ao Ministério Público, mas existe um trâmite. Pedimos que, se a população poder nos ajudar, fazendo denúncias, é válido, porque acaba forçando uma orientação mais rápida por parte do Ministério Público”, considerou.
Prisão
Os ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, divulgaram uma portaria interministerial com determinações sobre a obrigatoriedade de cumprimento por parte da sociedade das medidas anunciadas pelo governo para controle da pandemia de coronavírus. Entre as decisões, eles determinam que pacientes que descumprirem regras de quarentena ou isolamento poderão ser presos.
O descumprimento dessas medidas, segundo as novas regras, “acarretará a responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores”. O caso poderá ser enquadrado em dois artigos do Código Penal:
Art. 268: crime contra a saúde pública, com pena de detenção de um mês a um ano, e multa.
Art. 330: crime de desobediência, com pena de detenção de 15 dias a seis meses, e multa.
Descumprimento
Na Bahia, ao menos dois casos semelhantes repercutiram nesta semana. Na terça (17), o governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai abrir processo criminal contra a décima vítima de coronavírus no estado por descumprimento das recomendações médicas. O empresário, mesmo sabendo que estava contaminado por coronavírus, viajou de São Paulo para Porto Seguro, em um jatinho particular, na companhia de amigos (relembre).
No mesmo dia do anúncio do governador, um homem foi capturado pela polícia após deixar imóvel onde seguia em isolamento por coronavírus, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia, sem autorização da Vigilância Sanitária. O homem saiu do isolamento dirigindo um carro sem destino definido. O veículo foi interceptado a cerca de 28 km de Trancoso. O homem foi detido e conduzido ao local onde se encontrava isolado (relembre).
Da Redação
Cadê a polícia de Juazeiro para prender esse criminoso?
E o policial é imune aos efeitos?
Lembrando que na Bahia os policiais não recebem insalubridade ou periculosidade.
Olavo, mas são vcs poder público. Ele quer o que c isso? Ele é Louco. N pode. Ali é cheio de idoso. Eu sou asmática. E aí, faz como? Depois q alguém morrer vão tomar atitudes? São profissões escolhidas. Eu sei da sua capacidade,sei q vc é inteligente e n pensa só em vc.
Então, pronto, Olavo! Se a polícia não pode fazer cumprir a lei, quem somos nós para exigir, né? Deixa cómo está, tudo liberado.
Caro Rubem
Meu sobrinho não é um criminoso, tenha muito cuidado com suas palavras e acusações antes de saber o que está acontecendo.
Ele veio aqui na Suíça, já se passaram mais de 15 dias e nenhuma das pessoas com quem ele teve contato estão infectadas pelo vírus. Ele não apresenta nenhum sintoma, nenhum de nós apresentamos quaisquer sintomas.
Eu trabalho na área de saúde em Genebra e os cuidados necessários foram e serão sempre tomados comigo, minha família e com as outras pessoas.
Evitem de espalhar comentários baseados na raiva e no ódio ao próximo. Fiquem com Deus e se protegam.
Qualquer pessoa em torno de vocês pode estar contaminada.
E como vc sabe se ele não é assintomatico? Se ele contraiu o vírus na volta? Vc fez exames nele? Atitude muito leviana de uma pessoa que se diz trabalhar na área de saúde, se ele veio da Europa, onde o risco de infecção é gravíssimo, ele no mínimo deveria estar em quarentena. Irresponsável, tá cometendo um crime sim!!!!
Mas teve em aeroporto e dentro de avião, pode ter se contaminado!
O exame dele deu nagativo e eu já sabia que ia ser negativo. Ele n estava e nem esta com nenhum sintomas e desde que saiu aqui da Europa,já s’en passaram 20 dias,então procure saber das informações e a matéria deveria ouvir os dois lado. Criminoso é quem publica matéria falso e comentários maldosos com intuito de prejudicar uma pessoa que nem conhece. Deus te abençoe n e te proteja dessa doença,caro senhor
Alguém prova que isso é verdade ou e conversar de vizinho?
Esse jovem no mínimo tá confiando na saúde de Juazeiro. Vai morrer na praça esperando regulação ! E vai matar muita gente … Quanto maior a ignorância do povo diretamente proporcional a queda .
O que vai matar vcs é o preconceito! O resultado do exame vai sair e vou tomar minhas providências na justiça contra o jornal e todos que estão profanando esses absurdos. Aguardemos!
Nao é por nada… ele poderia sair so depois da quarentena, esta colocando a vida dos juazeirenses em risco… chegou de fora? Quarentena…
Esse negocio de estar bem nao é bem assim!
Coisa de maluco essa atitude e falta de respeito com os demais.
A Europa esta sendo um foco gigante da doença e vem o povo pra dar role de boa pela cidade?
QUARENTENA QUARENTENA QUARENTENA!!!!
O POVO SAI DE JUAZEIRO E DEPOIS PODE FAZER O QUE QUISER E BEM ENTENDER, O SISTEMA NAO É ASSIM!
COISA DE LOUCO!!!
Bravo bravo bravo..
Uma especialista na área querendo defender seus familiares e nao respetando a conduta de um profissional.
Gente ,já lavaram a louça hoje? Vão de incomodar com a sua autoprevenção , o jovem aí tá tranquilo né seguindo a vida dele , cuidado com oq falam . O cara não é um criminoso, ele é um ser humano e tem direito a liberdade de pode sair pra onde quiser, pq inclusive ele não está com o vírus !!
Gente ,já lavaram a louça hoje? Vão de incomodar com a sua autoprevenção , o jovem aí tá tranquilo né seguindo a vida dele , cuidado com oq falam . O cara não é um criminoso, ele é um ser humano e tem direito a liberdade de pode sair pra onde quiser, pq inclusive ele não está com o vírus !!
Nao deixa de ser um crime contra a saude publica!!!
Estar bem, nao é sinonimo de ter uma boa saude, esse virus nao tem uma reaçao agressiva em um joven, vai vc com 60 aninhos receber a carga viral de quem, que supostamente nao esta infectado, e o final é diferente. Em franca ha varios casos de asitomaticos, vai um idoso ter contato com essa uma pessoa.. nao será da mesma maneira…
Em italia rolou quase 800 mortes em 24hs, em brasil nem temos o sistema de saude de la, si la esta precario, imagine aquí!
Nem temos uma saude digna e respeitada.
Europa esta sendo atualmente o foco do COD19 e nos países nordicos nao estao fazendo nada…
Bom é matar os velhinhos e as pessoas de riscos, ne?
Coisa de louco!
So tenho pena!
Em lugares serios nao estaría assim e nao seria assim, estao multando e ate mesmo metem na cadeia, por brincar com a saude publica!
LEMBRANDO
Vamos para de brincar de ser em uma sociedade, vamos parar de ignorar a situaçao por ser um amigo, um colega ou ate mesmo uma pessoa que conhece, isso nao é uma brincadeira.
Nao ameace ninguem por uma situaçao seria.
SEJA LEGAL E HONESTO
SEJA HUMANO!