A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro, no norte da Bahia, decidiu que ampliar o chamado público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1, que começou nesta segunda-feira (23) em todo Brasil. A decisão vale para todos os municípios do Estado da Bahia.
Com a decisão, serão imunizados, além dos idosos (60 anos e mais) e profissionais da saúde, os funcionários do sistema prisional, população indígena e a privada de liberdade. A vacina previne contra três tipos de vírus importante que são a influenza B, H1N1 e H2N3.
A prefeitura, com o objetivo de evitar aglomerações nas unidades de saúde, expandiu as unidades de vacinação. Além das Unidades de Saúde, serão utilizadas como ponto de vacinação mais 48 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e escolas da rede, localizadas tanto na sede como no interior do município.
Nas escolas, o horário de atendimento ao público-alvo da vacina será das 8h às 12h. Nos postos de saúde do interior o horário de vacinação será das 08h às 13h. Na sede as unidades de saúde seguirão funcionando em horário normal de atendimento. A Secretaria da Saúde ressalta que, havendo filas, é necessário que seja respeitado um metro de distanciamento entre as pessoas (a relação completa dos locais de vacinação está disponível abaixo).
Campanha
Esta será a 22ª campanha e acontece no período de 23 de março a 23 de maio, tendo o dia 9 de maio como o dia D de mobilização nacional para vacinação. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. Dividido em fases, a vacinação será administrada com o seguinte cronograma:
– 23/03: 1ª fase – Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde;
– 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– 09/05: 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já foram enviadas aos estados.
Locais em Juazeiro
Da Redação