Diante dos casos suspeitos e confirmados dos vírus H1N1 e novo Coronavírus, em Juazeiro-BA, a gestão vem desde o dia 13 de março, adotando medidas restritivas e de prevenção. Uma delas, determina o fechamento do comércio e das casas lotéricas por sete dias, a partir desta terça-feira (24). Este prazo será reavaliado, podendo ser prorrogado a qualquer tempo.
Apesar disto, alguns moradores da cidade procuraram o PNB para reclamar que a gestão continua entregando o carnê de cobrança do IPTU, indo na contramão do contexto de pandemia do Coronavírus, que tem impactado na economia e nas finanças dos brasileiros.
“Isso é um absurdo. É uma falta de sensibilidade da prefeitura. Muitos moradores estão perdendo o emprego e outros estão sem ter como trabalhar e a gestão continua nos cobrando. Além disso, eles pedem que a gente fique em casa, mas ao mesmo tempo querem que a gente saia para pagar o IPTU e bote nossas vidas em risco”, reclamou uma moradora.
O prazo para o pagamento da primeira parcela ou cota única é até o dia 14 de abril.
Algumas prefeituras já suspenderam, por prazos variados, o pagamento do imposto e ações para encaminhamento dos protestos de dívidas de contribuintes para com o município. Decisões que aliviam, no curto prazo, a situação dos que estão com suas atividades paradas, por conta da situação de emergência que o mundo vive com a disseminação do Coronavírus.
Nossa equipe encaminhou a reclamação para a Secretaria da Fazenda de Juazeiro. Em resposta, a Sefaz informou que “em virtude da pandemia do Coronavírus (COVID-19) e da necessidade de adotar medidas de segurança e saúde pública mais efetivas, está suspensa a entrega dos boletos do IPTU 2020”, declarou.
Já em relação à cobrança do imposto, a SEFAZ afirmou que está estudando medidas no intuito de evitar prejuízos aos contribuintes.
Coronavírus e H1N1 – Na manhã de hoje (24), a Secretaria Municipal da Saúde comunicou o segundo caso confirmado da doença no município. Trata-se de uma mulher, irmã do primeiro caso registrado nesta segunda-feira (23) (leia mais). Para o coronavírus, Juazeiro tem, segundo a secretaria, 15 notificados, seis descartados, sete em investigação pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador. Nenhum óbito foi registrado. Já para H1N1, são 39 notificações, sendo que destes, nove estão confirmados, inclusive com dois óbitos. Outros oito resultados já foram descartados e 22 continuam em investigação.
Da Redação