Após denúncia do Sindlimp, Prefeitura de Juazeiro diz que “todas as medidas estão sendo tomadas para preservar a saúde dos agentes de limpeza”

0

[new_royalslider id=”206″]

No último sábado (21), o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Intermunicipal Juazeiro e Região denunciou que os profissionais que servem a prefeitura da cidade, estão trabalhando sem equipamentos de proteção contra os vírus H1N1 e o novo coronavírus. O Sindlimp afirmou ainda que, contrariando a recomendação da Organização Mundial da Saúde, profissionais do grupo de risco não foram afastados das suas funções.

O Sindicato finalizou afirmando ainda que os funcionários da coleta de lixo também estão trabalhando sem a segurança necessária para a prevenção dos vírus.

Em nota, a gestão municipal negou as acusações. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), “todas as medidas estão sendo tomadas para preservar a saúde dos agentes de limpeza. Os equipamentos de proteção individual dos trabalhadores foram distribuídos além de bota, máscara e luva. Infelizmente tem alguns servidores que insistem em não utilizar os materiais”.

Em relação aos funcionários que fazem parte do grupo de risco – idosos e grávidas, a SESP afirmou que eles foram dispensados para ficar em suas residências, desde quando o saiu o primeiro decreto (18-03).

Já sobre os profissionais do SAAE, incluindo os que atuam na coleta, o órgão afirmou que “está exercendo medidas preventivas contra a disseminação da gripe H1N1 e do vírus Covid-19. Entre as prevenções estão: a higienização de todos os carros, atendimento presencial ao público em horário reduzido e equipamentos de proteção para as equipes que atuam diretamente com o serviço de campo”.

De acordo com o técnico em segurança do trabalho Josivaldo Barbosa, o SAAE disponibiliza para os seus funcionários Equipamento de Proteção Individual (EPI) como: máscaras respiratórias Pff3, luvas de PVC, óculos de ampla visão e macacão para proteção química e biológica.

“Nos setores administrativos as medidas adotadas são: disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos, manter um metro de distância de cada funcionário, evitar o contato físico e dispensar funcionários dos grupos de risco. As prevenções aplicadas pelo SAAE estão de acordo com recomendações do Ministério da Saúde e do Decreto Municipal”, acrescentou.

O SAAE informou ainda que disponibiliza serviços de atendimentos, que podem ser solicitados através da Central de Atendimento (74) 3614-9800, pelo site www.saaejuazeiro.com.br ou pelo Instagram: saaejuazeiro.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome