(foto: divulgação/PMJ)
O final de semana foi de muito trabalho para as equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro, no norte da Bahia, que percorreram juntos, distritos e bairros da cidade. A ação foi desenvolvida para garantir que os decretos municipais de enfrentamento ao coronavírus sejam cumpridos.
No sábado, as equipes orientaram os comerciantes dos distritos de Carnaíba do Sertão, Juremal, Massaroca, Abóbora, Pinhões, Itamotinga e Maniçoba, além dos bairros de alguns bairros da sede. Segundo a SEMAURB, várias são as denúncias, por parte da comunidade, sobre a realização de eventos e festas, além de estabelecimentos abertos.
“Nosso papel nesse momento é esclarecer a população sobre o que orientam os decretos municipais para evitar a propagação do coronavirus e as medidas legais que podem ser tomadas caso eles persistam em descumprir. E independente das denúncias, as equipes fazem a fiscalização diariamente, dia e noite”, destaca o coordenador de ordenamento urbano da SEMAURB, Marcos Leite.
As equipes de fiscalização estiveram no bairro Alto da Maravilha onde alguns comerciantes insistiam em fazer a comercialização de vários produtos em uma área de feira improvisada. Foi o segundo sábado consecutivo que a equipe esteve no local para dispersar a aglomeração, pois alguns comerciantes e cidadãos insistem em ir para a feira livre do bairro.
No domingo as equipes deram continuidade à fiscalização na sede do município onde percorreram diversos bairros. A multa para comerciantes que descumprirem as determinações estabelecidas em Decreto Municipal varia de R$ 133,00 a R$2.660,00.
Casos em Juazeiro
Em Juazeiro, neste domingo (29), a Secretaria da Saúde informou que o município possui 52 notificações, sendo 13 casos confirmados para H1N1, incluindo dois óbitos, 22 casos em investigação e 17 casos suspeitos já foram descartados. Para o coronavírus, o município registra 21 notificações, sendo que 13 casos suspeitos foram descartados, seis estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador, dois casos foram confirmados e nenhum óbito registrado.
Onde denunciar
A prefeitura de Juazeiro disponibiliza os telefones (74) 3612-3583, para denúncias realizadas entre 8h e 14h, e também os telefones (74) 99198-3908 e (74) 98808-6818, ambos Whatsapp, para denúncias a partir das 14h. Os números são válidos para as zonas urbana e rural do município.
Da Redação