(foto: divulgação)
Uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro a Universidade do Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está transformando álcool absoluto 99,5º em álcool etílico 70%. O procedimento está sendo realizado no laboratório de farmácia da Policlínica do Hospital Universitário (HU), em Petrolina.
A medida é uma ação emergencial encontrada para suprir o abastecimento no serviço de saúde municipal. A Secretaria de Saúde (SESAU) encaminhou para o laboratório, 84 litros do álcool absoluto e duas destiladoras. Todo o processo está sendo acompanhado pelo professor Fabrício Souza, pelo coordenador do curso de Farmácia da Univasf, Daniel Tenório, e pela coordenadora do laboratório, Joyce Kelly Marinheiro.
“Em conversa com os profissionais da unidade, alinhamos essa transformação do álcool absoluto em álcool 70% que é o que estamos precisando. Já fomos sinalizados pela a equipe do laboratório que pode ser transformado em álcool gel também, este será nosso segundo passo. Estamos em um momento crucial na saúde pública do nosso país, com poucos ou quase nenhum fornecedor com estoque suficiente para suprir as nossas necessidades em Juazeiro e esta é parceria irá nos ajudar muito”, explicou a secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro.
Casos em Juazeiro
Conforme balanço divulgado na manhã desta quarta-feira (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde, Juazeiro possui 22 notificações de casos suspeitos de coronavírus, um a mais que o boletim de ontem. 15 casos já foram descartados, cinco permanecem em análise pelo Laboratório Central (LACEN), em Salvador, sem nenhum óbito registrado e duas confirmações.
Já para a H1N1, a secretaria informou que a cidade mantém as mesmas 52 notificações, mesmo número do boletim divulgado desde o domingo. Desse total, 13 casos foram confirmados, incluindo dois óbitos, 22 estão em investigação e 17 casos suspeitos já foram descartados.
Da Redação