(foto: divulgação/PMJ)
Idosos acamados do município de Juazeiro, no norte da Bahia, passaram a ser vacinados pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação faz parte da Campanha Nacional contra a Influenza e a previsão é que 718 idosos acamados sejam vacinados no município.
De acordo com a Secretaria de Saúde, como o número de doses disponíveis neste momento é insuficiente para retomada da campanha nos postos de vacinação, a gestão optou por priorizar esse público. A iniciativa vai atender os pacientes já acompanhados pelas equipes de saúde e que não conseguem chegar até as unidades.
Vacinação suspensa
A vacinação em Juazeiro foi suspensa desde a terça-feira da semana passada, um dia após o inicio. A SESAU de Juazeiro justificou que o primeiro lote recebido foi de somente 12 mil doses, correspondente a apenas 19% da demanda para idosos de Juazeiro.
“A Sesau pede a compreensão de todos e informa ainda que, tão logo, sejam enviadas doses suficientes pelo Núcleo Regional de Saúde, a vacinação será retomada nas unidades de saúde e todo o público prioritário da campanha será atendido”, disse uma nota enviada pelo órgão na última segunda-feira.
Campanha
Esta é a 22ª campanha e acontece no período de 23 de março a 23 de maio, tendo o dia 9 de maio como o dia D de mobilização nacional para vacinação. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. Dividido em fases, a vacinação será administrada com o seguinte cronograma:
– 23/03: 1ª fase – Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde (em Juazeiro, foram inclusos ainda funcionários do sistema prisional, população indígena e a privada de liberdade);
– 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– 09/05: 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já foram enviadas aos estados.
Da Redação