As feiras livres da cidade de Petrolina, no Pernambuco, foram reabertas desde a última quarta-feira (1º) após publicação de um novo decreto municipal. O documento estabeleceu que as mesmas deveriam funcionar em condições especiais, visando o combate a disseminação do novo coronavírus. Entretanto, de acordo com alguns moradores, isso não aconteceu na feira da Cohab Massangano, reaberta no último sábado (4), e que reuniu uma grande quantidade de pessoas.
A dona de casa Silvana Duarte, 42 anos, residente no bairro, se disse assustada com a intensa movimentação na feira livre. “Quando cheguei, me assustei com o tanto de gente aglomerada. Realmente é uma feira movimentada, mas eu achei que ia haver uma fiscalização pesada. Vi alguns feirantes higienizando as barracas, mas as pessoas estavam grudadas umas nas outras. O distanciamento mínimo, definitivamente, não foi respeitado”, contou a dona de casa, que revelou ainda que não concluiu a lista de compras por receio da aglomeração.
O músico Alan Barbosa, que reside ao lado da feira livre da Cohab, flagrou da janela de seu apartamento, a aglomeração do espaço. Conforme aparece na gravação, a Guarda Civil Municipal estava presente no local, entretanto, ainda assim, os consumidores estavam aglomerados.
(vídeo: arquivo pessoal)
“Penso que é muito arriscado a Prefeitura liberar o funcionamento das feiras livres, sem ter um controle do quantitativo de pessoas. É uma reorganização do espaço! A guarda estava lá, tinha um carro de som anunciando que era pra manter distância, pra lavar as mãos, usar álcool gel, mas as bancas continuavam coladas uma na outra”, contou.
No decreto publicado na última segunda-feira (30) e que determinou o a reabertura das feiras livres municipais em condições em especiais, ficou estabelecido que cada feira municipal teria um dia específico de funcionamento. A da Cohab foi reaberta no sábado.
O documento estabelece também a presença da fiscalização para manter a higienização das bancas e garantir o limite da capacidade, determinando um público de 1 pessoa por 2 metros quadrados. Só estavam autorizadas a funcionar as bancas de frutas, verduras e cereais, entretanto, as de alimentação também estavam funcionando.
Um outro vídeo enviado ao PNB foi gravado de dentro da feira livre do bairro. É possível ver que a determinação de 1 pessoa a cada dois metros quadrados não foi cumprida, visto a grande aglomeração do público em pequenos espaços.
(vídeo: arquivo pessoal)
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina informou que está avaliando diariamente o funcionamento das feiras livres da cidade e que, desde a reabertura, as equipes estão realizando fiscalizações e orientando os feirantes e clientes sobre as medidas preventivas.
A secretara disse ainda que durante a semana, tudo ocorreu dentro da normalidade, sem aglomerações e com todas as exigências sendo cumpridas, e que somente neste final de semana foram registradas situações pontuais com um fluxo maior de pessoas. “Todas as medidas já estão sendo tomadas para evitar que a situação se repita”, disse a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Entre várias medidas para evitar a disseminação do coronavírus, está a desinfecção dos pátios, bancas e equipamentos das feiras, além de isolar todas as bancas para que seja mantida a distância necessária entre os comerciantes e clientes, informou o órgão.
Da Redação