Um morador de Sobradinho, que pediu para não ser identificado, em contato com nossa redação, fez alguns questionamentos à gestão municipal, que segundo ele teria demitido profissionais contratados pela Secretaria de Educação.
“Em tempos de quarentena, o prefeito de Sobradinho, demite por telefone, todos os professores e apoio da Educação. Não é possível meus caros Edis, que vocês vão ficar de braços cruzados diante dessas demissões, que o prefeito pague os salários deles durante a pandemia, afinal ficar de quarentena é simplesmente, se manter vivo, e para isso é fundamental ter salário. Se o Governo Federal estar pagando R$ 600.00 reais, proibiu o corte da energia e água, decisão da ANEEL, Governo da Bahia vai pagar contas de energia até 100 kw durante 3 meses, cestas básicas, adiamento de pagamento de impostos, adiamento da entrega de declaração de imposto de renda, e outros benefícios como incentivo a população para enfrentar a crise, todos estão em sacrifícios”, questionou o morador, também aos vereadores.
O PNB entrou em contato com a Prefeitura de Sobradinho que, em nota, esclareceu que não se trata de demissão, mas de redução na jornada de trabalho, em face a suspensão das aulas na rede municipal, medida de enfrentamento ao Coronavírus.
Confira nota na íntegra:
A Prefeitura de Sobradinho informa que não houve demissão de profissionais contratados da Secretaria de educação, mas reduziu a jornada de trabalho e, consequentemente o salário, em face a suspensão das aulas na rede municipal, medida de enfrentamento ao Coronavírus.
O município, que decretou Estado de Emergência, sofrerá uma queda drástica na sua receita, ao mesmo tempo em que precisa encontrar fontes de recursos para os investimentos na política de enfrentamento à epidemia, com foco na vida dos sobradinhenses.
Todos os profissionais irão receber cinquenta por cento do salario, e retornarão para as mesmas escolas em que eram lotados, assim que houver o retorno das aulas, voltando tudo a normalidade.
Esclarecemos ainda que, o comunicado foi feito pelas gestoras escolares, com antecedência, e o telefone foi a forma de comunicação, em respeito ao distanciamento social, orientado pela OMS.
O Prefeito Luiz Vicente Berti e a Secretária de Educação Dulcilene Kestering pedem a compreensão dos profissionais afetados com a medida emergencial, gerada por esta grave crise que vivemos e que tem afetado o mundo.
A gestão municipal está trabalhando para proteger os sobradinhenses do Covid- 19, e neste momento é necessário cortar na carne, tomar medidas drásticas, no intuito de salvar vidas. Com a esperança de que esta crise será sanada, em breve, e tudo voltará a normalidade, reforçamos a responsabilidade e colaboração de todos os cidadãos e cidadãs nesta fase de calamidade mundial.
Ascom PMS
Da Redação