Em meio à pandemia do novo coronavírus que o mundo está vivenciando, onde crescem diariamente os casos confirmados e óbitos, em Juazeiro, a união da rede privada e dos voluntários com a rede pública está mudando o cenário de apoio aos profissionais da saúde.
Desta vez, um grupo de voluntárias vão confeccionar máscaras que serão destinadas à profissionais da rede municipal de Saúde de Juazeiro, no norte da Bahia. O equipamento de proteção será feito com TNT, que foi doado a Secretaria de Saúde por uma empresa privada.
De acordo com Romanda Fernandes, uma das voluntárias que irá confeccionar as máscaras, a ideia é juntar o máximo de pessoas para ajudar no trabalho. ” As parcerias vão surgindo sempre que há uma necessidade e, nesse momento, estamos dando as mãos e trabalhando para ajudar os profissionais da saúde”, declarou.
Para a diretora farmacêutica, Sarah Raquel, o momento de solidariedade está sendo fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos na rede de saúde. “Em Juazeiro estamos recebendo apoio e ajuda também da rede privada com doações de equipamentos. Em parceria com outras instituições e voluntários estamos prestando um suporte a mais para os profissionais da rede que estão à frente dos serviços na rede especializada da cidade. A dificuldade de compra de EPI’s está sendo a nossa realidade e de muitas outras cidades do Brasil e do mundo. Através das parcerias e do comprometimento da gestão municipal estamos trabalhando para assegurar a segurança aos profissionais durante os atendimentos nas unidades de saúde”, concluiu.
Também através de parcerias, o município está conseguindo transformar álcool 99,5º em álcool 70%, já recebeu também a doação de 10 mil litros de álcool etílico, equipamentos de proteção individual, coxins, sem contar na ajuda financeira realizada pelo Ministério Público do Trabalho à SESAU, entre outros apoios e acolhimentos aos profissionais de saúde na cidade.
*Com informações da Ascom
Como ser uma voluntária no processo de costura?
Como obter informações para o voluntariado?