Seguindo as recomendações de prevenção ao Coronavírus, os Penitentes sairão às ruas nesta Sexta-Feira Santa

0
(Foto: Ilustrativa)

 

A tradição secular dos Penitentes, em Juazeiro-BA anualmente atraía a atenção de admiradores e historiadores. Sempre vestidos de branco da cabeça aos pés, fiéis saiam três vezes por semana, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa, cantando e rezando pelos mortos nas ruas da cidade e no cemitério central.

Porém, neste ano por conta da pandemia do novo Coronavírus e da recomendação de distanciamento social, o ritual precisou passar por adaptações. Com ruas ainda mais vazias,  os cânticos e as rezas dos “Alimentadores de Almas”, como é conhecido um dos únicos grupos que resiste a tradição, tiveram que silenciar antes do tempo.

“Nós saímos nas ruas da cidade apenas por três semanas e depois tivemos que interromper a tradição por conta do novo Coronavírus. A Prefeitura pediu que a gente parasse e foi o que fizemos”, declarou Jesulene Rodrigues Ribeiro, conhecida como ” Nenenzinha”, que comanda um dos cordões mais tradicionais.

Mas Nenenzinha garantiu que o grupo voltará às ruas nesta Sexta-feira da Paixão.

“Para nós essa é uma tradição muito importante e que vem resistindo através das gerações. Por isso, solicitei a prefeitura uma autorização para que os Penitentes voltassem às ruas hoje e encerra-se o ritual anual”, concluiu.

(Foto: Érica Daiane)

Já na zona rural da cidade, na comunidade do Salitre, outro cordão de Penitentes, conseguiu manter boa parte da tradição. De acordo com moradores, os “Disciplinadores”, continuaram realizando cânticos e rezas nas portas de alguns populares da comunidade.

“Mas, diferente dos anos anteriores, eles decidiram por não realizar a autoflagelação. O ritual que “alivia o peso dos pecados”, acontecia sempre às quartas-feiras”, relatou a moradora Érica Daiane.

De acordo com a Secretaria de Saúde, não existe nenhum decreto municipal que proíba a realização da tradição na cidade, apenas recomendação para que os grupos religiosos, assim como a população em geral, sigam os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde.

“Por tanto, no caso dos Penitentes, como eles saem em fileiras, a recomendação é que eles mantenham o distanciamento de pelo menos dois metros por pessoa, e que evitem aglomerações. Como eles saem com o rosto e o corpo coberto, já é um ponto positivo para evitar a contaminação.”

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome