Mais duas pessoas tiveram os exames confirmados para a covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, em Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes não viajaram para cidades ou países com transmissão e nem tão pouco tiveram contato com os outros infectados na cidade. A partir disso, fica constatada transmissão comunitária em Juazeiro.
A transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.
Sobre os pacientes confirmados neste sábado, a SESAU informou que um está internado no Hospital Regional de Juazeiro e o outro encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo acompanhado pela secretaria, através da Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, o cenário de cuidados em Juazeiro deverá ser modificado. “A partir do momento que não conseguimos mais identificar a transmissibilidade desta doença e entramos assim no cenário de transmissão comunitária, os cuidados precisam ser redobrados. O prefeito Paulo Bomfim prorrogou até 22 de abril o decreto de fechamento do comércio, e a partir de agora solicitamos as pessoas que sejam parcerias no enfrentamento a esta doença e permaneçam em suas residências, o isolamento domiciliar é o meio mais eficaz até o momento para contermos o avanço desta doença”, explicou.
Boletim
Para o coronavírus, Juazeiro tem 35 notificações registradas. Desse total, 18 casos já foram descartados, 12 estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador, e cinco casos foram confirmados, sendo que dois já estão recuperados.
Para H1N1 permanecem as 60 notificações, sendo 16 casos confirmados, incluindo dois óbitos. Ao todo, 24 casos suspeitos já foram descartados e 20 permanecem em investigação.
Da Redação