(foto: arquivo)
Preocupados com a proliferação do novo coronavírus em Juazeiro-BA, moradores procuraram o PNB no último sábado, para denunciar aglomerações em praças da cidade. De acordo com um deles, diariamente, são realizados bingos na praça Monsenhor Nestor, no bairro Alagadiço.
O morador contou ainda que já denunciou a situação através do Disk Denúncia disponibilizado pela prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. Outra leitora também afirmou que cenas de aglomerações continuam comum no bairro Alto do Cruzeiro.
Em resposta, a Secretaria de Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb) informou que as equipes de finalização já foram diversas ao bairro Alagadiço, mas não encontraram nenhum bingo. A Secretaria informou ainda que no sábado, após a denuncia, uma equipe esteve no local e encontrou apenas três moradores jogando dominó em frente a uma residência. Os mesmos foram orientados a dispersar.
“Temos recebido muitas denúncias que não procedem. Por isso, estamos filtrando ao máximo as informações para não perdemos tempo”, esclareceu a SEMAURB.
Transmissão Comunitária
Após confirmar dois novos casos do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde declarou transmissão comunitária em Juazeiro, quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.
De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, o cenário de cuidados em Juazeiro deverá ser modificado. “A partir do momento que não conseguimos mais identificar a transmissibilidade desta doença e entramos assim no cenário de transmissão comunitária, os cuidados precisam ser redobrados. O prefeito Paulo Bomfim prorrogou até 22 de abril o decreto de fechamento do comércio, e a partir de agora solicitamos as pessoas que sejam parcerias no enfrentamento a esta doença e permaneçam em suas residências, o isolamento domiciliar é o meio mais eficaz até o momento para contermos o avanço desta doença”, explicou.
Disk Denúncia
A prefeitura de Juazeiro disponibiliza os telefones (74) 3612-3583, para denúncias realizadas entre 8h e 14h, e também os telefones (74) 99198-3908 e (74) 98808-6818, ambos Whatsapp, para denúncias a partir das 14h. Os números são válidos para as zonas urbana e rural do município.
Da Redação
O mais impressionante é a falta de empatia ao próximo, agora as 22:00 no bairro country, na rua próximo a clinica arca de noé, está tendo uma festa junina, sim isso mesmo, ainda se escuta os berros do festejo onde pessoas gritam ” olha a cobra e blá,blá, blá… Sim em pleno a pandemia onde pessoas busca o isolamento, e sua segurança, pessoas irresponsáveis e egoísta que só pensa na própria situação não se dão conta que estão expondo vidas, não as deles pq os mesmos não estão nem ai, mas daqueles que se preocupa e pensa nos outros, não temos uma sociedade, temos um bando de hipócritas que dizem ser pessoas sociáveis, porém os menos não respeitam o minimo de segurança que é posto para população, por questões de achismo, ” eu acho que não vai fazer mal, é só nós menos”, “eu acho que ninguém está correndo risco”, e assim segue a vida.