116 casos suspeitos de coronavírus estão em investigação em Juazeiro

0

No boletim de hoje (6), a Secretaria de Saúde de Juazeiro, no norte da Bahia, informou que subiu para 282 o número de notificações para a covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. O município permanece com 16 casos confirmados da doença.

Até ontem, Juazeiro registrava 273 notificações. Ou seja, foram 9 casos suspeitos a mais entre ontem e hoje. Desse total, 150 exames foram descartados e outros 116 estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador ou aguardando a testagem rápida. Os dados de casos confirmados permanecem em 16 positivos, sendo que seis pacientes já estão recuperados, ou seja, com cura clínica. O município tem o registro de um óbito.

Para o H1N1, permanecem 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Ao todo já foram descartados 27 exames e outros 28 estão em investigação.

A secretaria ressalta que permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Testes rápidos

A SESAU ressalta que para uma precisão exata no resultado do teste rápido para a COVID 19, o paciente precisa estar no 10º dia de sinal ou sintoma. A secretaria informa ainda que mais de 150 testes rápidos já foram usados em pacientes que foram notificados, justificando o aumento no número de descartados em Juazeiro.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Para onde ir – Em casos de quadro gripal que apresentam dor de cabeça, espirro, coriza e mal estar sem febre, os pacientes podem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para avaliação de um profissional. Juazeiro possui 54 prédios e 63 equipes de Saúde da Família capacitadas para atendimento.Em casos onde o quadro gripal apresente dor de cabeça, espirro, coriza, mal estar com febre e dificuldade respiratória, estes devem buscar imediatamente a rede de urgência e emergência, na cidade a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) são referências no atendimento.

Para os dois sinais e sintomas a orientação da Secretaria da Saúde é manter os cuidados de higiene pessoal e alimentação saudável. As Unidades Básicas de Saúde na sede funcionam das 8h às 17h e no interior o funcionamento é das 8h às 13h. A rede de urgência e emergência funciona 24h.

CUIDADOS

Com as mãos
1. Lave as mãos até o pulso com água e sabão antes de sair de casa, por pelo menos 20 segundos – uma dica para controlar esse tempo é cantar ‘Parabéns’ duas vezes. Se não tiver água, use álcool gel 70% – que, aliás, está sumindo das prateleiras.
2. A lavagem das mãos deve contemplar a palma, o dorso, os punhos, entre os dedos, o polegar e as unhas.
3. Repita o processo diversas vezes no decorrer do dia, principalmente antes de pegar em alimentos.
4. Evite tocar nos próprios olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam lavadas.
5. Lave as mãos depois de tocar em maçanetas e outras superfícies de uso compartilhado.

Transporte
6. No ônibus, o melhor é manter a janela aberta para evitar a concentração do vírus. Limpe as mãos depois de segurar nas barras e corrimãos.
7. No carro, desligue o ar-condicionado e abra as janelas para evitar a concentração do vírus.

Relações pessoais
8. Na escola e no trabalho, fale sem tocar. Cumprimentos de mãos, abraços ou beijos no rosto devem ser substituídos por acenos.
9. Mantenha distância de 1 metro entre as pessoas, principalmente das que estiverem doentes.
10. Fique sempre atento a quem está ao seu lado, e evite tocar nos mesmos locais de quem está com sintomas de doenças respiratórias.
11. Ao chegar em casa, não cumprimente idosos e pessoas com problemas respiratórios até que você esteja higienizado.
12. Evite shows e eventos com aglomerações de pessoas.

Higiene
13. Quando chegar em casa, tome logo banho e troque de roupa.
14. Em casa, limpe e desinfete objetos e superfícies tocadas com frequência, como celular, móveis etc.
15. Se ficar doente, fique em casa. Se não for possível, lembre-se de usar máscaras. Elas devem ser utilizadas prioritariamente por quem está doente.
16. Sempre que for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável ou com o braço.
17. Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão de contato e de gotículas, como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Suspeita e tratamento
18. Caso tenha viajado para áreas de risco, tido contato com alguém que esteve nesses locais ou com alguém já contaminado, procure um médico e monitore os sintomas.
19. Observe. Os sintomas levam até 14 dias para se manifestar e os mais comuns são febre, tosse, e dificuldade para respi

rar.
20. Os casos graves são encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento.
21. Nos casos menos graves são adotadas medidas de precaução domiciliar, como repouso e consumo de bastante água, além de medicamento para dor e febre, e banho quente.
22. Pessoas em isolamento domiciliar não devem ter contato com outras, não podem sair de casa nem compartilhar objetos pessoais. O tempo de recuperação varia.
23. Fique hidratado e bem alimentado para ajudar a reforçar o sistema imunológico.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome