Interiorização da covid 19: Confira a situação epidemiológica nos municípios do norte baiano

 

O Brasil registrou o primeiro caso de paciente diagnosticado com a Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, no dia 26 de fevereiro e inicialmente, a doença começou a se disseminar nas grandes metrópoles. Porém, atualmente, com 24.512 mortos e 391.222 casos infectados, o vírus está chegando de forma acelerada aos municípios de pequeno e médio porte do interior do país.

De acordo com a última análise do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/ Fiocruz), nas últimas semanas, 44% das cidades brasileiras com 20 mil e 50 mil habitantes passaram a notificar casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. O levantamento apontou ainda que a tendência é que os pequenos municípios também sejam atingidos nos próximos dias em decorrência dos ciclos de transmissão.

Na Bahia, por exemplo, 258 municípios já registraram casos confirmados da Covid-19, sendo 18 destes, localizados no norte do Estado, de acordo com uma lista divulgada pela Sesab.

De acordo com um mapeamento feito pelo PNB, nos boletins epidemiológicos divulgados pelas Secretarias Municipais destas cidades, até o momento, a região norte soma 258 casos confirmados da Covid-19.

Juazeiro, a maior cidade da região, concentra o maior números de casos, com 61 infectados, seguido por Senhor do Bonfim, com 33 confirmados, e Curaçá com 29 testes positivos.

Veja os dados das 18 cidades do norte da Bahia com casos confirmados:

Juazeiro registrou o primeiro caso no dia 23 de março. Menos de um mês depois, no dia 17 de abril, a cidade registrou o primeiro óbito. Atualmente já são 61 infectados pela Covid-19, sendo 4 mortes causadas pela doença e 23 pessoas curadas. Ao todo, 120 pessoas estão aguardando resultado ou para fazer a coleta, e 365 já tiveram os exames descartados por testarem negativo para a doença.

Senhor do Bonfim teve o primeiro caso confirmado da Covid-19 no dia 12 de maio. No dia 21 de maio, a cidade registrou o primeiro óbito. A cidade já registra 33 casos confirmados, destes, 6 já estão recuperados. Ao todo, 74 pessoas estão sendo monitoradas e 773 exames descartados.

Curaçá anunciou o primeiro caso no dia 16 de abril, quando a Secretaria de Saúde também declarou transmissão comunitária. No 14 de maio, a cidade chegou a 29 casos e o número permanece o mesmo. Todos já são considerados curados clinicamente. 25 em investigação e 117 exames já testaram negativo.

Campo Alegre de Lourdes divulgou o primeiro caso no dia 21 de abril. Um mês depois, a cidade já registrava 20 casos a mais. No dia 26 de maio, a cidade registrou o primeiro óbito. Atualmente já são 25 pessoas infectadas, sendo que 12 delas já estão recuperadas. 40 casos já foram descartados e 8 em investigação.

Paulo Afonso confirmou o primeiro caso no dia 21 de abril. Atualmente já são 21 casos confirmados, desses, seis já estão recuperados. Ao todo, 43 estão em investigação e 207 já foram descartados.

Remanso registrou o primeiro caso no dia 4 de maio. O primeiro óbito foi confirmado no dia 22. A cidade já contabiliza 19 casos confirmados, sendo 16 curados. 15 pessoas estão aguardando resultado dos testes e 76 já foram descartados.

Casa Nova teve o primeiro registro da doença no dia 19 de maio, uma semana depois, a cidade chegou a 18 casos da Covid 19. Dois casos sendo investigados e 224 descartados.

Sobradinho confirmou o primeiro caso no dia 13 de maio. Dez dias depois declarou transmissão comunitária e confirmou o primeiro óbito.  Até o momento, a cidade já contabiliza 14 casos da Covid 19. Ao todo, 5 casos estão em análise e 76 descartados.

Jaguarari informou o primeiro caso da Covid-19  no dia 28 de abril. Atualmente a cidade tem 11 casos confirmados, sendo 5 curados. Um total de 361 exames deram negativo e nenhum caso suspeito.

Canudos teve os 3 primeiros casos confirmados no dia 19 de maio. Os pacientes são da mesma família e haviam chegado na cidade, vindas de São Paulo. Atualmente já são 6 casos confirmados, sete descartados.

Ponto Novo registrou o primeiro caso confirmado no dia 29 de abril. No dia 19 de maio a cidade confirmou o primeiro óbito. Atualmente são 5 casos confirmados, dois casos aguardando resultado e 21 casos descartados.

Itiúba teve 4 casos confirmados, sendo um óbito, no dia 18 de maio. Todos da mesma família.

Pilão Arcado registrou o primeiro caso no dia 3 de maio. O paciente é uma criança de 1 ano e seis meses. Atualmente são 3 casos confirmados, 2 em análise e 31 descartados

Glória informou o primeiro caso da doença no dia 14 de maio. Agora são 3 casos confirmados, 1 suspeito e 13 descartados.

Uauá teve 2 casos confirmados no dia 18 de maio. 1 deles já está recuperado. No total, 21 casos foram descartados e 3 estão aguardando resultados.

Rodelas confirmou o primeiro caso no dia 11 de maio. Já são 2 casos confirmados, 2 suspeitos e 6 descartados

Campo Formoso registrou o primeiro caso confirmado no dia 5 de abril. O paciente já está curado. A cidade não registra caso suspeito e 17 exames foram descartados.

Santa Brígida  teve o primeiro caso confirmado no dia 24. O número permanece o mesmo. Ao todo,  7 caos suspeitos estão sendo investigados e 6 foram descartados.

Importante destacar que os números são dinâmicos e podem ser alterados a cada novo Boletim divulgado pela prefeituras.

 

Da Redação Por Yonara Santos