Edital emergencial irá beneficiar agricultores familiares de Juazeiro e de todo o estado da Bahia

 

Cerca de 10 mil famílias da agricultura familiar baiana serão beneficiadas com o edital emergencial lançado no último dia 25 de maio, que visa fomentar a produção de alimentos e o acesso a mercado dos agricultores familiares nos 27 Territórios de Identidade do estado, para minimizar os contratempos causados pelo novo Coronavírus.

Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), firmou parceria por meio de assistência técnica, nas etapas que sucede desde a inscrição a aplicação do edital, orientando o público alvo sobre as fases do processo. As inscrições serão feitas de 28/05 a 23/06 por meio de Manifestação de Interesse, disponível no site da CAR www.car.ba.gov.br onde também consta o edital completo.

O edital integra o projeto Bahia Produtiva e destina R$ 15 milhões para os produtores de alimentos como hortaliças, frutas, raízes, tubérculos e plantas alimentícias não convencionais (PANC). Os recursos são oriundos do Tesouro do Estado da Bahia e do Acordo de Empréstimo, firmado entre o Estado e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com contrapartida dos beneficiários.

A meta prevista é financiar 300 propostas, cada uma no valor de até R$ 50 mil. As propostas devem ter entre 20 e 40 beneficiários e estarem relacionadas à produção, comercialização e ao consumo de alimentos saudáveis. Poderão participar as associações e cooperativas da agricultura familiar, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, fundo e fecho de pasto, quilombolas, indígenas e povos de terreiro que ainda não foram beneficiados pelos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, ambos executados pela CAR, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).

“Os beneficiados são os pequenos produtores que tiveram seu trabalho impactado pelas restrições de produção impostas pela pandemia do Coronavírus. A prefeitura de Juazeiro mais uma vez apoia e trabalha em conjunto com o governo do estado para possibilitar melhorias para o homem do campo nesse momento delicado em que estamos passando”, destacou a secretária da ADEAP Elayne Borges.

Lene Radina/Ascom ADEAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.