Governo federal lançará nova plataforma para divulgação de dados da Covid-19

0

 

O Ministério da Saúde informou que passará a divulgar os dados de covid-19 em uma plataforma interativa que trará a análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada. A nova ferramenta deverá ser disponibilizada nesta tera-feira (9) e foi detalhada nesta tarde em coletiva com técnicos do Ministério.

Durante a coletiva, Eduardo Macário, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, alegou que a proposta é atualizar e dirimir incogruência dos dados passados por estados e municípios. A tendência é que passem a ser consideradas exclusivamente as informações lançadas no sistema oficial e não mais as planilhas. A partir de então, o horário de divulgação dos compilados diários será às 18h.

“O uso da data de ocorrência, e não da data de registro, auxiliará a se ter um panorama mais realista do que ocorre em nível nacional e favorecerá a predição, criando condições para a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da covid-19, nos âmbitos regional e nacional”, reforçou Macário.

Para o governo, a divulgação do acúmulo de casos, como vinha sendo feito até o momento, dificulta a verificação das mudanças dos cenários regionais, estaduais e municipais. “O dado acumulado pode indicar uma grande quantidade de casos em localidades que já estão em outra fase da curva epidemiológica”.

Além da nova plataforma, o Ministério da Saúde disponibilizará às terças-feiras um boletim baseado na semana epidemiológica, que será apresentado em uma reunião técnica, com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Paralelamente, foi criada uma base de disseminação de dados abertos – o OpenDatasus – que disponibiliza as notificações de síndrome gripal leve e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionadas ao covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, o uso dessas ferramentas também estão em processo de melhorias, em parceria com estados e municípios.

Fonte Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome