Covid-19: leitos de UTI, disponíveis para Juazeiro, continuam com ocupação total

1
(Foto: ilustrativa/internet)
(Foto: ilustrativa/internet)

Nesta quarta-feira (10) a Secretaria de Saúde de Juazeiro, no norte da Bahia, divulgou a ocupação dos leitos disponíveis para pacientes da cidade, com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. O município já registra 160 casos confirmados e nove mortes.

De acordo com o detalhamento SESAU, no Hospital Regional de Juazeiro foram disponibilizados 10 leitos de UTI exclusivas para COVID 19, no entanto dois leitos não estão habilitados ainda para uso, com isso, os oito disponíveis estão ocupados. Dos pacientes na unidade, dois são de Juazeiro, e os seis de municípios pertencentes à rede PEBA.

A unidade hospitalar ainda tem 29 leitos intermediários, destes 18 estão ocupados. Sendo que um é paciente de Juazeiro, e os outros 17 são pacientes de outros municípios.

Ainda de acordo com a secretaria, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possui 5 leitos equipados com respiradores e nenhum está ocupado. Para atendimento intermediário a unidade tem 8 leitos, e destes, quatro estão ocupados.

Já o Hospital São Pedro em Remanso tem 10 leitos de UTI e os 10 estão ocupados, sendo que três estão ocupados com pacientes de Juazeiro e os demais pacientes de outras cidades da Bahia e do Pernambuco. A unidade ainda dispõe de 26 leitos intermediários, destes dois estão ocupados.

No HRJ e no HSP, os encaminhamentos de internação são feitos pela Central de Regulação Interestadual de Leitos da rede PEBA, que atende a 53 municípios, ou seja, assim como já acontecia com outras enfermidades, a Central utiliza-se de qualquer instituição hospitalar da rede para internação dos pacientes com a Covid 19.

Em documento enviado para as Secretarias estaduais de Saúde, os Municípios de Juazeiro e Petrolina, a Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), os Ministérios Públicos Federal e dos Estados da Bahia e Pernambuco, recomendaram a divulgação diária do número de infectados e da quantidade de leitos ocupados por pacientes contaminados com Covid-19 nos municípios da região do Vale Médio São Francisco.

Na recomendação, os MPs também afirmaram que a região não possuí leitos de UTI suficientes para atender a população das macrorregiões de saúde norte dos dois estados, pois proporcionalmente, o número de vagas está abaixo da estimada como adequada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 11 leitos para cada 100 milhões de habitantes. (Veja aqui).

 

Da Redação/ Foto ilustrativa

1 COMENTÁRIO

  1. Se há leitos por que as pessoas estão sendo transferidas para Remanso?????

    E a Festa da NordHaus FDS passado, quem promoveu???
    Por que não coibiram assim como os fogos da Henrique Rocha??

    E se coibiram os fogos por que liberaram agora??

    E qas fogueiras?? Qdo pessoas q já têm problemas respiratórios/pulmonares piorarem com a fumaça, prá onde irão???

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome