Petrolina passa a oferecer serviço de apoio e acolhimento virtual em saúde mental durante a pandemia a partir de hoje (18)

0

(foto: divulgação)

Uma ferramenta de apoio e acolhimento em saúde mental voltada a ajudar pessoas que enfrentam medos e dificuldades diante da pandemia do novo coronavírus, começa a funcionar em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a partir desta quinta-feira (18). O apoio e o acolhimento são totalmente virtuais e realizados por psicólogos por meio do Google Meet, serviço de vídeo chamada do Gmail, das 8h às 17h.

O acolhimento remoto apresenta vantagens para a oferta de suporte psicossocial durante a pandemia, uma vez que corrobora com as recomendações de distanciamento social e isolamento domiciliar. Dessa forma é possível evitar a circulação desnecessária e, ao mesmo tempo, garantir acolhimento de qualidade. O serviço não faz reagendamento. Se a pessoa necessitar novamente, é preciso realizar o procedimento anterior. Quatro psicólogos estarão disponíveis em cada turno.

A Secretaria de Saúde da cidade explica que o acolhimento virtual pode ajudar em vários aspectos da vida cotidiana, e serve como acolhimento e apoio diante da perda, do medo e da insegurança. O trabalho é focado nessa sensação de angústia, ansiedade e até pânico, e o intuito é oferecer os serviços da psicologia para ajudar as pessoas a enfrentarem as dificuldades.

Esse primeiro acolhimento permite um desabafo, mas, se o profissional identificar uma situação que necessite de um atendimento presencial, a pessoa será encaminhada para Atenção Básica ou para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que continuam atendendo casos de urgência e emergência.

A prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP nº 011/2018). O serviço em Petrolina deve ser agendado, previamente, pelo telefone (87) 3862-3677.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome