Covid-19: taxa de ocupação de leitos públicos de UTI é de 63,5% em Petrolina; confira a atualização

0

No boletim desta segunda-feira (29), onde confirmou mais 46 casos da covid-19, somando 861 diagnósticos positivos pela covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, atualizou a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intermediários para a covid-19 na rede pública e privada da cidade.

A divulgação dos números cumpre uma determinação dos Ministérios Públicos Federal e dos Estado da Bahia (MPBA) e de Pernambuco (MPPE) expedida no dia 5 de junho, Em documento enviado para as Secretarias estaduais de Saúde, aos dois municípios, Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), os MPs recomendaram a divulgação diária do número de infectados e da quantidade de leitos ocupados por pacientes contaminados com covid-19 nos municípios da região do Vale.

Leitos de UTI

No que se refere aos internamentos nas UTI’s em leitos públicos, os dados mostram que no Hospital Universitário, que possui 20 leitos exclusivos abertos pela prefeitura, 10 pacientes de Petrolina (confirmados) e 1 paciente de Dormentes/PE (confirmado) estão internados. Com isso, a taxa de ocupação na unidade é de 55%.

No Hospital Memorial, todos os 5 leitos estão ocupados por 2 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 1 em investigação), 2 pacientes de Juazeiro (confirmados) e 1 paciente de Lagoa Grande-PE (descartado)No Neurocardio, dos 5 leitos disponíveis, 4 também estão ocupados por 1 paciente de Petrolina (confirmado), 1 paciente de Petrolândia-PE (confirmado); e 2 pacientes de Juazeiro (confirmados).

No que se refere aos leitos da rede privada, a prefeitura divulgou que na unidade da UNIMED, 3 pacientes de Petrolina (1 confirmado, 1 em investigação e 1 descartado) estão internados. O Neurocárdio terminou o dia de ontem com 2 pacientes, sendo 1 de Petrolina (confirmado) e 1 de Lagoa Grande-PE (em investigação), internados. Já o Hospital Geral e Urgência (HGU) possui 1 paciente de Juazeiro (confirmado) em internamento. O Memorial também tem 1 paciente de Juazeiro (em investigação) internado.

Leitos intermediários

Sobre os leitos públicos intermediários, segundo a secretaria, até ontem (29), no Hospital de Campanha Monte Carmelo, que possui 100 leitos, apenas 4 pacientes de Petrolina (2 confirmados e 2 em investigação) estão internados. Com isso, a taxa de ocupação é de apenas 4%.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), dos 12 leitos disponibilizados, 5 estão ocupados por pacientes de Petrolina (3 confirmado, 1 em investigação e 1 descartado). A taxa de ocupação, portanto, é de 42%.

Já no Hospital Dom Malan, dos 5 leitos infantis, 2 estão ocupados, sendo 1 paciente de Petrolina (confirmado) e 1 paciente de Juazeiro (descartado). Dos 5 leitos mulher, 4 estão ocupados: 1 paciente de petrolina (em investigação), 1 de Araripina-PE (confirmado), 1 de Parnamirim-PE (descartado) e 1 de Santa Maria da Boa Vista-PE (em investigação). A taxa de ocupação na unidade é de 60%. 

Na rede privada, segundo a secretaria, a situação é a seguinte:

Neurocardio
– 1 paciente de Petrolina (confirmado);
– 2 pacientes de Juazeiro (1 em investigação e 1 confirmado);

Hospital Geral e Urgência (HGU)
– 1 paciente de Juazeiro (em investigação);

UNIMED
– 3 pacientes de Petrolina (2 confirmados e 1 em investigação);
– 2 pacientes de Juazeiro (em investigação);

Casos em Petrolina

Foram registrados 46 novos casos nas últimas 24 horas, chegando ao total de 861. Esse número corresponde a 667 confirmados por testes rápidos da prefeitura. Os novos pacientes são 25 do sexo feminino (entre 6 meses de vida e 79 anos) e 15 do sexo masculino (entre 33 e 62 anos) – destes, 8 são detentos. Ainda foram computados 6 resultados laboratoriais. Os pacientes são 4 do sexo feminino (entre 45 e 48 anos) e 2 do sexo masculinos (61 e 40 anos).

O número de pessoas curadas da covid-19 superou o número de casos ativos em Petrolina. O boletim desta segunda-feira (29) mostra que a cidade registrou 434 pessoas curadas, enquanto outros 401 pacientes seguem em acompanhamento – 93,1% em isolamento domiciliar e 6,9% em hospitalização. Esse número de recuperados representa 54% do total de casos confirmados até o momento.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome