Em junho, Juazeiro registrou, em média, 20 casos de covid-19 por dia; número de mortes subiu 700%

0
foto: Alfredo Aldrade

Durante o mês de junho, o número de casos confirmados da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, aumentou cerca de 920% na cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia. Desde o registro do primeiro caso na cidade, em março, junho foi o pior mês no que diz respeito ao crescente número de confirmações e óbitos pela doença.

Em média, no mês de junho, a cidade baiana registrou 20,7 novos casos, por dia, do novo coronavírus. Juazeiro saltou de 76 casos, no boletim do dia 31 de maio, para 699 confirmações da infecção, conforme os números divulgados pela Secretaria de Saúde ontem (30). Foram 623 diagnósticos positivos para a covid-19 confirmados somente em 30 dias, número que corresponde a cerca de 89% do total.

No último boletim desta terça-feira, a cidade registrou 60 novos casos. Foi o maior número, desde o início da pandemia, divulgado pelos boletins diários da Secretaria de Saúde.

O gráfico abaixo mostra a evolução de caso na cidade de Juazeiro ao longos desses 4 meses:

(gráfico: PNB)

Esse outro gráfico mostra a evolução do número de casos confirmados da covid-19 durante o mês de junho:

(gráfico: PNB)

Óbitos

A quantidade de mortes registradas pela covid-19 também cresceu significativamente em Juazeiro, ao longo do mês de Juazeiro. Foram 24 óbitos anunciados pela Secretaria de Saúde nos 30 dias do mês, que, somados aos outros 4 divulgados nos meses anteriores, chegam a 28 na cidade.

O número representa um aumento de 700%. Em média, Juazeiro registrou 1,6 óbito a cada dois dias, no mês de junho.

(gráfico: PNB)

Curas clínicas e internamentos

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do município, 223 pacientes diagnosticados com a covid-19 em Juazeiro, já tiveram alta médica, sendo considerados curados da doença. Este número cresceu, aproximadamente, 70%, nos últimos 14 dias na cidade, de acordo com o órgão.

Uma dessas pacientes curadas é a jornalista do PNB, Yonara Santos. Ela descobriu a doença ao participar do mapeamento do status imunológico promovido pela SESAU que incluiu a imprensa entre os profissionais testados.

“Quando recebi o diagnóstico positivo tive uma mistura de sensações. Lembro de ter ficado muito nervosa e assustada. A gente vê os números crescendo todos os dias, acompanha como essa doença está sendo devastadora e teme que ela chegue até nós e às pessoas que amamos”, comentou.

Após 10 dias de isolamento domiciliar, a jornalista passou por consulta com um médico da unidade de saúde do seu bairro e recebeu alta do isolamento domiciliar. “Foi um alívio saber que consegui vencer essa doença, que infelizmente, já interrompeu tantas vidas. Agora continuo na luta contra o coronavírus, ajudando as pessoas com informações e reforçando a necessidade de respeitar todas as medidas de prevenção”, completou.

Apesar do dado animador nesta segunda quinzena de junho, o número de pacientes curados representa um percentual de apenas 30% do total de casos confirmados da doença na cidade.

(gráfico: PNB)

Dos 699 casos confirmados, a secretaria ressalta que tem 415 pessoas em isolamento domiciliar, 33 pacientes internados sendo 16 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, unidade referência para covid-19 aos juazeirenses. Nesta atualização há o registro de 4.808 notificações sendo que 4.038 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 71 estão aguardando resultado ou coleta.

(gráfico: PNB)

Perfil dos infectados

Dos 699 casos confirmados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 382 são do sexo feminino e 317 do sexo masculino. Deste quantitativo, 73 são profissionais de saúde.

(gráfico: PNB)

*foto de capa: Alfredo Aldrade/arquivo

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome