Novos pontos de coleta para testagem da covid-19 começam a funcionar nesta quinta-feira (2) em Juazeiro

0

(foto: divulgação)

Começam a funcionar nesta quinta-feira (2), os novos pontos de coleta para testagem da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, em Juazeiro, no Norte da Bahia. A oferta de novos pontos de testagem visa facilitar aos pacientes sintomáticos o acesso ao serviço nas unidades básicas de saúde em suas comunidades de origem, o que, segundo a Secretaria de Saúde, além de aumentar quantidade de pessoas testadas, diminuirá a subnotificação e permitirá um levantamento mais preciso da evolução da doença no município.

Os novos pontos vão funcionar em 10 bairros: Santo Antônio, Maringá, Dom Thomaz, Dom José Rodrigues, João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro, Angari, Alto da Maravilha e Centro I. O atendimento nesses pontos obedecerá aos mesmos critérios do ponto de coleta da Escola Judite Leal Costa, no bairro Maria Gorete. O paciente procura o posto de saúde para ser notificado e terá o teste rápido agendado a partir do décimo dia de sintomas.

Ponto de coleta na Judite Leal

O primeiro ponto de coleta da covid-19 no município, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na Escola Judite Leal Costa, desde a sua implantação até a terça-feira (30), realizou 1.393 testes rápidos, destes, 390 foram casos positivos e 1.003 foram descartados por testarem negativo. São 100 atendimentos por dia.

Os exames são realizados em pacientes que apresentaram algum sintoma gripal e foram notificados pelo posto de saúde do bairro onde residem. O teste rápido é realizado no 10º dia do primeiro sintoma. O ponto de coleta foi montando com o objetivo de intensificar as testagens no município para mapear os casos na cidade e, através das equipes das Unidades Básicas de Saúde, acompanhar os pacientes positivos à doença.

Vigilância em Saúde

O programa Vigilância COVID-19, da Secretaria da Saúde de Juazeiro, tem percorrido diversos bairros da cidade realizando testagem rápida residencial em pacientes notificados pela rede municipal. Até esta quarta-feira (1º), foram aplicados um total de 414 testes, com a confirmação de 83 casos positivos para o novo coronavírus em cinco bairros.

Com início no dia 16 de junho, o programa já percorreu os bairros Santo Antônio (84 testes e 05 positivos), Maringá (58 testes e 13 positivos), Piranga (49 testes e 13 positivos) e Dom José Rodrigues (89 testes e 24 positivos), está finalizando o Jardim Flórida (parciais de 134 testes e 28 positivos) e ainda visitará o São Geraldo nos dias 02 e 03, além do Tabuleiro nos dias 06 e 07.

De acordo com o superintendente de Atenção Básica da SESAU, Gilberto Libório, o programa Vigilância COVID-19 e os Pontos de Coleta que estão sendo instalados nos postos de saúde dos bairros e distritos são medidas complementares e permitirá o controle da disseminação da doença em cada território.

“Os postos vão notificar e, de acordo com a necessidade, já agendar o teste do paciente na própria unidade. Aliado a isso os contactantes mais próximos do paciente positivado também são testados, conforme já tem ocorrido através das visitas residenciais dos nossos técnicos. Isso é muito positivo porque irá prevenir toda uma cadeia de contaminação”, atesta Gilberto Libório.

Casos em Juazeiro

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome