Covid-19: 73% dos leitos públicos de UTI estão ocupados em Petrolina

0

No boletim deste domingo (5), onde não confirmou nenhum novo caso da covid-19, permanecendo assim com a soma de 1.087 diagnósticos positivos para a infecção causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, atualizou a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intermediários para a covid-19 na rede pública e privada da cidade.

Ontem, o órgão informou que a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) exclusivos para pacientes com a covid-19 na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Petrolina é de cerca de 73%.

A divulgação dos números cumpre uma determinação dos Ministérios Públicos Federal e dos Estado da Bahia (MPBA) e de Pernambuco (MPPE) expedida no dia 5 de junho, Em documento enviado para as Secretarias estaduais de Saúde, aos dois municípios, Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), os MPs recomendaram a divulgação diária do número de infectados e da quantidade de leitos ocupados por pacientes contaminados com covid-19 nos municípios da região do Vale.

Leitos de UTI

No que se refere aos internamentos nas UTI’s em leitos públicos, os dados mostram que no Hospital Universitário, que possui 20 leitos exclusivos abertos pela prefeitura, 12 pacientes de Petrolina (11 confirmados e 1 em investigação), 1 paciente de Ipubi-PE (confirmado) e 1 de Juazeiro (confirmado) estão internados. Com 14 leitos ocupados, a taxa de ocupação na unidade é de 70%.

No Hospital Memorial, todos os 5 leitos estão ocupados por 1 paciente de Petrolina (confirmado), 2 pacientes de Juazeiro (1 confirmado e 1 descartado), 1 paciente de Lagoa Grande-PE (descartado) e 1 de Jaguarari-BA (confirmado)No Neurocardio, dos 5 leitos disponíveis, todos estão ocupados por 1 paciente de Petrolina (confirmado), 1 paciente de Petrolândia-PE (confirmado); 1 paciente de Juazeiro (confirmado), 1 paciente de Campo Formoso-BA (confirmado) e mais 1 de Uruás-BA (em investigação),

Já na Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE), dos 10 leitos disponíveis, 4 estão ocupados por pacientes de Petrolina (3 confirmados e 1 em investigação) e 1 de Juazeiro (em investigação). A taxa de ocupação, portanto, é de 50%.

No que se refere aos leitos da rede privada, a prefeitura divulgou que na unidade da UNIMED, 5 pacientes de Petrolina (3 confirmados, 1 em investigação e 1 descartado) estão internados. O Neurocárdio terminou o dia de ontem com 5 pacientes, sendo 2 de Petrolina (1 confirmado e 1 em investigação), 1 de Lagoa Grande-PE (em investigação) e 2 de Juazeiro (1 confirmado e 1 em investigação), internados. Já o Hospital Geral e Urgência (HGU) possui 1 internamento de 1 paciente de Juazeiro (confirmado). O Memorial não possui nenhum paciente internado.

Leitos intermediários

Sobre os leitos públicos intermediários, segundo a secretaria, até ontem (5), no Hospital de Campanha Monte Carmelo, que possui 100 leitos, apenas 3 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 2 em investigação) estão internados. Com isso, a taxa de ocupação é de apenas 3%.

Na UPA, dos 12 leitos disponibilizados, 8 estão ocupados por 5 pacientes de Petrolina (2 confirmados e 3 em investigação), 2 de Juazeiro (1 confirmado e 1 em investigação) e 1 paciente de Lagoa Grande-PE (confirmado). A taxa de ocupação, portanto, é de 67%.

Já no Hospital Dom Malan, dos 5 leitos infantis, 4 estão ocupados por 3 pacientes de Petrolina (1 confirmado, 1 descartado e 1 em investigação) e 1 de Curaçá-BA (em investigação). Dos 5 leitos mulher, 5 estão ocupados por 1 paciente de Petrolina (em investigação), 2 de Juazeiro (1 confirmado e 1 em investigação), 1 de Curaçá-BA (em investigação) e 1 de Santa Maria da Boa Vista-PE (confirmado). A taxa de ocupação na unidade é de 90%. 

Na rede privada, segundo a secretaria, a situação é a seguinte:

Neurocardio
– 2 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 1 descartado);

Hospital Geral e Urgência (HGU)
– nenhum internamento;

UNIMED
– 2 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 1 em investigação);
– 2 pacientes de Juazeiro (em investigação);
– 1 paciente de Curaçá-BA (confirmado);

Casos em Petrolina

Petrolina não registrou novos casos da covid-19 no boletim deste domingo (5). Entretanto, a Secretaria de Saúde destacou que houve um salto de curados da infecção causada pelo novo coronavírus nos últimos seis dias, e fechou a semana com 309 novos recuperados.

Com isso, o número aumentou para 497 pessoas que já não estão mais com o vírus ativo. Ou seja, dos 1.087 casos confirmados no município – sendo que destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes – 562 estão com o vírus ativo.

Como não houve novos óbitos neste domingo, Petrolina continua com 28 registros.

*imagem ilustrativa

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome