Covid-19: novas UTIs e leitos intermediários entram em funcionamento no Hospital Promatre, em Juazeiro

1

(foto: divulgação/PMJ)

Entraram em funcionamento no Hospital Promatre de Juazeiro, no Norte da Bahia, as novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos intermediários para atendimento exclusivo de pacientes com Síndrome Respiratória Grave (SRAG) diagnosticados ou com suspeita do novo coronavírus. Ao todo são 10 leitos de UTI para pacientes adultos e 20 leitos de enfermaria também para pacientes adultos.

De acordo com a Secretaria Municipal, inicialmente estão disponíveis 7 UTIs e 8 enfermarias, com previsão de abertura dos demais leitos nos próximos 20 dias. O Hospital Promatre de Juazeiro, dentro do atendimento da covid-19, passa a integrar a Rede PEBA como unidade da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL).

O prefeito Paulo Bomfim destacou que, além de todas as medidas e ações realizadas no enfrentamento da pandemia, a gestão municipal tem feito todo o esforço no sentido de ampliar a oferta de leitos no município. Os novos leitos foram implantados através de uma parceria entre a prefeitura municipal e o Governo do Estado.

“A UPA que já contava com 8 leitos com respiradores e 12 de enfermaria vai ganhar mais 30. E com essa parceria do Estado a Promatre está sendo inserida na Rede PEBA para o enfrentamento da COVID-19. Com isso, Juazeiro passa a contar com mais leitos de UTI e de enfermaria. Agradeço ao governador Rui Costa pela atenção que nos dado e vamos continuar trabalhando para proteger a nossa população”, afirma o prefeito Paulo Bomfim.

“Essa é mais uma importante conquista para a nossa luta contra a pandemia do novo coronavírus. Com esses novos leitos de UTI e de enfermaria na Promatre, além da ampliação de leitos na UPA, estamos fortalecendo a rede de atendimento para que a mesma não entre em colapso. É uma vitória de todos através da luta incansável do prefeito Paulo Bomfim e dessa grande parceria com o Estado”, disse a secretária Fabíola Ribeiro.

Estrutura de Juazeiro

O Hospital Regional de Juazeiro dispõe, atualmente, de 8 leitos de UTI exclusivos para pacientes diagnosticados com a covid-19, além de 29 leitos intermediários, em funcionamento. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é referência para casos do novo coronavírus e que não possui UTI, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município, dispõe de 8 leitos equipados com respiradores e monitores cardíacos e mais 12 leitos intermediários que são exclusivos para pacientes de Juazeiro.

Com a entrega dos novos leitos instalados no Hospital Promatre, a unidade passa a ter 40 leitos disponíveis, entre clínicos e de UTI. Já o HRJ, após a reforma, passará a contar com 32 leitos de UTI disponíveis para atendimento.

Vale ressaltar também que a região Norte da Bahia dispõe ainda, no Hospital São Pedro, em Remanso, de 36 leitos (10 de UTI e 30 intermediários), bem como 30 leitos no município de Paulo Afonso e outros 22 na localidade de Senhor do Bonfim. Além disso, os hospitais Neurocardio e Memorial, em Petrolina, disponibilizaram, cada um, 5 leitos de UTI para atendimento a pacientes covid-19 pelo SUS. A UPAE de Petrolina também está recebendo pacientes de Juazeiro. Também há leitos intermediários disponíveis no Hospital Dom Malan. Todos esses leitos citados são para atendimento dos municípios da rede PEBA

Da Redação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome