Reajuste desde 1º de julho: contas de energia ficarão, em média, 5% mais caras em PE e na BA a partir de agosto

0

(foto: arquivo)

Adiados por causa da pandemia da covid-19, os novos reajustes nas tarifas de energia da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) e da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) começaram a valer desde o dia 1º de julho. Em média, as companhias deverão repassar às residências e aos pequenos empreendimentos, um aumento de até 5% na conta de energia.

Na Bahia, o reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iria vigorar a partir do dia 22 de abril, mas a vigência foi suspensa a pedido da própria companhia, como forma de colaborar com o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O reajuste das tarifas da Coelba será de 5%, sendo 5,38% para consumidores conectados à alta tensão e 4,85% para a baixa tensão, inclusive residenciais.

Já em Pernambuco, o reajuste médio de 5,16%  valeria a partir do dia 29 de abril. Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o efeito médio será de 4,88%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 5,93%.

Os efeitos desse adiamento (de abril para julho) deverão ser sentidos nas contas dos clientes a partir de 2021, já que a Aneel afirmou que a perda de receita das distribuidoras durante estes meses será levada em consideração no cálculo de reajustes futuros.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome