Covid-19: 14 dos 20 leitos públicos de UTI estão ocupados no Hospital Universitário de Petrolina; veja a taxa de ocupação atualizada

0

No boletim desta terça-feira (7), onde confirmou mais 76 casos da covid-19, somando 1.164 diagnósticos positivos para a covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, atualizou a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intermediários para a covid-19 na rede pública e privada da cidade.

Ontem, o órgão informou que a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) exclusivos para pacientes com a covid-19 na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Petrolina é de 70%.

A divulgação dos números cumpre uma determinação dos Ministérios Públicos Federal e dos Estado da Bahia (MPBA) e de Pernambuco (MPPE) expedida no dia 5 de junho, Em documento enviado para as Secretarias estaduais de Saúde, aos dois municípios, Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), os MPs recomendaram a divulgação diária do número de infectados e da quantidade de leitos ocupados por pacientes contaminados com covid-19 nos municípios da região do Vale.

Leitos de UTI

No que se refere aos internamentos nas UTI’s em leitos públicos, os dados mostram que no Hospital Universitário, que possui 20 leitos exclusivos abertos pela prefeitura, 12 pacientes de Petrolina (11 confirmados e 1 em investigação), 1 paciente de Ipubi-PE (confirmado) e 1 de Juazeiro (confirmado) estão internados. Com 14 leitos ocupados, a taxa de ocupação na unidade é de 70%.

No Hospital Memorial, todos os 5 leitos estão ocupados por 1 paciente de Petrolina (confirmado), 2 pacientes de Juazeiro (1 confirmado e 1 descartado), 1 paciente de Lagoa Grande-PE (descartado) e 1 de Jaguarari-BA (confirmado)No Neurocardio, dos 5 leitos disponíveis, todos estão ocupados por 1 paciente de Petrolina (confirmado), 1 paciente de Casa Nova-BA (em investigação); 1 paciente de Juazeiro (confirmado), 1 paciente de Uauá-BA (confirmado) e 1 de Ipubi-PE (em investigação).

Na Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE), dos 10 leitos disponíveis, 4 estão ocupados por 3 pacientes de Petrolina (confirmados) e 1 de Juazeiro (em investigação). A taxa de ocupação, portanto, é de 40%.

No que se refere aos leitos da rede privada, a prefeitura divulgou que na unidade da UNIMED, 6 pacientes de Petrolina (3 confirmados, 2 em investigação e 1 descartado), 1 de Curaçá-BA (confirmado) e 1 de Juazeiro (confirmado) estão internados. O Neurocárdio terminou o dia de ontem com 4 pacientes, sendo 1 de Petrolina (em investigação), 1 de Lagoa Grande-PE (em investigação) e 2 de Juazeiro (1 confirmado e 1 em investigação), internados. Já o Hospital Geral e Urgência (HGU) possui 1 internamentos de 1 paciente de Juazeiro (confirmado). O Memorial não possui nenhum paciente internado.

Leitos intermediários

Sobre os leitos públicos intermediários, segundo a secretaria, até ontem (7), no Hospital de Campanha Monte Carmelo, que possui 100 leitos, 11 pacientes de Petrolina (3 confirmados e 8 em investigação) estão internados. Com isso, a taxa de ocupação é de apenas 11%.

Na UPAE, dos 12 leitos disponibilizados, 10 estão ocupados por 8 pacientes de Petrolina (5 confirmados, 2 em investigação e 1 descartado), 1 de Juazeiro (confirmado) e 1 de Santa Maria-PE (em investigação). A taxa de ocupação, portanto, é de 83%.

Já no Hospital Dom Malan, nos leitos infantis, 9 estão ocupados por 4 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 3 em investigação), 1 de Juazeiro (confirmado), 1 de Mirandiba-PE (em investigação), 1 de Casa Nova-BA (em investigação) e 1 paciente de Paulo Afonso-BA (em investigação). Dos 5 leitos mulher, 4 estão ocupados por 2 pacientes de Petrolina (em investigação) e 2 de Juazeiro (confirmados).

No Hospital Regional de Juazeiro2 pacientes de Petrolina (em investigação) também estão internados. O Hospital Restauração de Recife possui ainda 1 paciente de Petrolina (confirmado), em internação.

Na rede privada, segundo a secretaria, a situação é a seguinte:

Neurocardio
– nenhum internamento;

Hospital Geral e Urgência (HGU)
– nenhum internamento;

UNIMED
– 5 pacientes de Petrolina (2 confirmados e 3 em investigação);
– 4 pacientes de Juazeiro (em investigação);

Casos em Petrolina

76 novos positivados para a covid-19 foram confirmados ontem, com isso, Petrolina chegou ao total de 1.240 casos da covid-19 – destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A boa notícia é que Petrolina tem mais 10 curas clínicas, totalizando 536 recuperados.

São 946 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 294 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Petrolina contabiliza mais um óbito, totalizando 30. O paciente tinha 64 anos e faleceu no Hospital Universitário (HU). A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de uma mulher de 48 anos que faleceu no bairro Fernando Idalino, nesta terça-feira.

*imagem ilustrativa

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome