Juazeiro: durante a pandemia moradores buscam atendimento psicológico virtual oferecido pela SESAU; 40% dos pacientes são profissionais de saúde

1

Com a pandemia do novo coronavírus, grande parte da população tem sofrido impactos significativos na saúde mental, principalmente os profissionais da área de saúde, que atuam na linha de frente de combate ao vírus, que já matou mais de 543 mil pessoas no mundo.

De acordo com a Secretária de Saúde do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, que já registra 1.124 casos confirmados, com 35 mortes, mais de 600 pessoas, com sintomas de ansiedade, estresse e medo do futuro, já procuraram atendimento psicológico virtual. O serviço está sendo oferecido gratuitamente pela SESAU desde março.

Segundo a psicóloga e superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, 40% das pessoas que precisaram do atendimento são profissionais da saúde. Na cidade, 102 trabalhadores da área já foram infectados.

“O momento que estamos vivendo é novo para todos e para alguns tem impacto maior. Atendemos pessoas com quadro de ansiedade que chegaram a sentir os sintomas da COVID-19, mesmo sem tê-los e muitos são profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Então, esse apoio é fundamental para que as pessoas sejam acolhidas e que seja feito o diagnóstico correto”, afirmou Lorena Pesqueira.

A psicóloga alerta ainda que é essencial saber o momento certo de procurar ajudar profissional. “Falta de sono ou sono demais, compulsão alimentar, mudança repentina de humor podem ser sinais de que é preciso procurar ajuda para buscar equilíbrio diante dessa crise de saúde que atinge todo o mundo”, completou.

Para receber o atendimento psicológico virtual, oferecido pela SESAU, o morador precisa procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, contatar a enfermeira e solicitar acompanhamento de um profissional. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) irá entrar em contato para agendar o atendimento que será realizado por telefone.

 

 

Da Redação

1 COMENTÁRIO

  1. eu ando com medo constante, panico,não durmo,dores nas costas,pontada no peito,do no braço, ultimamente de noite mim da tanto mede que fico com pigrro na garganta,sensação de falta de ar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome