
Com a pandemia do novo coronavírus, cresceu a procura das unidades básicas de saúde por pessoas com sintomas gripais no município de Petrolina, no sertão pernambucano. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, do início do mês de junho até o momento, o número saltou de 150 para 250 pacientes por dia.
Entre os principais sintomas apresentados pelos moradores que buscaram as unidades estão: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, náusea, nariz entupido ou coriza, perda de olfato ou paladar e dor muscular.
A SESAU ressalta que por conta da pandemia, todos esses casos são notificados e acompanhados para a realização do teste rápido da covid-19 após o décimo dia de sintomas, conforme recomenda o Ministério da Saúde, para evitar resultado falso-negativo.
“Até o momento, o município já utilizou mais de 24 mil testes rápidos dos 34 mil adquiridos. Ainda serão comprados mais 50 mil kits. A testagem da população ajuda a prefeitura a mapear o avanço da covid-19 em Petrolina, além de dar um cenário próximo da realidade, quanto ao número de casos. É uma das muitas frentes de trabalho no combate à pandemia no município”, acrescentou o órgão.
Até às 19 horas dessa quarta-feira (29), Petrolina tinha 2.706 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Destas, 53 foram a óbito e 1.385 estão recuperadas.
Da Redação