Covid-19: taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI está abaixo de 50% em Petrolina

0

No boletim desta quinta-feira (6), onde confirmou 60 novos casos e mais um óbito pela infecção causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, atualizou a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intermediários para a covid-19 na rede pública e privada da cidade.

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 44%. Dos 50 leitos disponíveis, 22 estão ocupados, sendo que 8 pacientes são de Petrolina e 14 de outras cidades da região.

A divulgação dos números cumpre uma determinação dos Ministérios Públicos Federal e dos Estado da Bahia (MPBA) e de Pernambuco (MPPE) expedida no dia 5 de junho, Em documento enviado para as Secretarias estaduais de Saúde, aos dois municípios, Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), os MPs recomendaram a divulgação diária do número de infectados e da quantidade de leitos ocupados por pacientes contaminados com covid-19 nos municípios da região do Vale.

Leitos de UTI

No que se refere aos internamentos nas UTI’s em leitos públicos, os dados mostram que no Hospital Universitário, que possui 20 leitos exclusivos abertos pela prefeitura, 1 paciente de Petrolina (confirmado), 1 de Orocó-PE (descartado), 2 de Cabrobó-PE (confirmados) e 1 de Santa Maria-PE (em investigação) estão internados. Com 5 leitos ocupadosa taxa de ocupação na unidade é de 25%.

No Hospital Memorial, todos os 5 leitos estão ocupados, sendo 1 paciente de Petrolina (confirmado), 1 paciente de Juazeiro (confirmado), 1 de Campo Formoso-BA (confirmado), 1 de Ponto Novo-BA (confirmado) e 1 de Araripina-PE (em investigação)No Neurocardio4 dos 5 leitos estão ocupados por 3 pacientes de Juazeiro (1 confirmado e 2 em investigação) e 1 de Campo Formoso-BA (confirmado).

Na Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE), dos 20 leitos disponíveis, 8 estão ocupados por 6 pacientes de Petrolina (confirmados), 1 de Araripina-PE (em investigação) e 1 de Ouricuri-PE (em investigação). A taxa de ocupação, portanto, é de 40%.

Hospital Regional de Juazeiro tem 2 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 1 em investigação) internados, e o Hospital Promatre não possui internamentos de pacientes de Petrolina ou região.

No que se refere aos leitos da rede privada, a prefeitura divulgou que na unidade da UNIMED, 5 pacientes de Petrolina (4 confirmados e 1 em investigação), 2 de Juazeiro (1 confirmado e 1 descartado) e 1 de Cabrobó-PE (confirmado) estão internados. O Neurocárdio terminou o dia de ontem com 3 pacientes de Petrolina (confirmados) e 1 de Juazeiro (em investigação) internados. 

O Hospital Geral e Urgência (HGU) tem 1 paciente de Petrolina (em investigação), 1 de Juazeiro (confirmado) e 1 de Afrânio-PE (confirmado) internados, enquanto o Hospital Memorial não possui paciente de Petrolina ou região internado. A Promatre não teve os números divulgados.

Leitos intermediários

Sobre os leitos públicos intermediários, segundo a secretaria, até ontem (6), no Hospital de Campanha Monte Carmelo, que possui 100 leitos, 9 pacientes de Petrolina (6 confirmados e 3 em investigação) estão internados. Com isso, a taxa de ocupação é de 9%.

Na UPAE, dos 30 leitos disponibilizados, 10 estão ocupados por 4 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 3 em investigação), 4 de Juazeiro (confirmados), 1 de Ipubi-PE (confirmado) e 1 de Trindade-PE (confirmado). A taxa de ocupação, portanto, é de 33%.

Já no Hospital Dom Malan, nos leitos infantis, 6 estão ocupados por 2 pacientes de Petrolina  (1 confirmado e 1 em investigação), 1 de Araripina-PE (em investigação), 1 de Campo Formoso-BA (confirmado), 1 de Ponto Novo-BA (em investigação) e 1 de Juazeiro (em investigação). Nos leitos mulher, 9 estão ocupados por 4 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 3 em investigação), 1 de Araripina-PE (descartado), 1 de Jaguarari-BA (confirmado), 1 de Ouricuri-PE (em investigação), 1 de Verdejante-PE (em investigação) e 1 de Ponto Novo-BA (em investigação).

HU-UNIVASF possui internamentos de pacientes de 1 paciente de Petrolina (confirmado) e 1 de Salgueiro-PE (descartado). O HC do Estado tem 2 pacientes de Petrolina (em investigação), 1 de Exú-PE (confirmado) e 1 de Juazeiro (confirmado) internados, o Hospital Regional de Juazeiro também possui 1 paciente de Dormentes-PE (em investigação), além de 1 de Petrolina (em investigação).

Na rede privada, segundo a secretaria, a situação é a seguinte:

Hospital Geral e Urgência (HGU)
– 1 paciente de Petrolina (em investigação);
– 1 paciente de Orocó-PE (em investigação);
– 1 paciente de Juazeiro (em investigação);

UNIMED
– 2 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 1 em investigação);
– 2 pacientes de Juazeiro (em investigação);

Neurocardio
– 2 pacientes de Petrolina (confirmados);
– 3 pacientes de Juazeiro (1 confirmado e 2 em investigação);
– 1 paciente de Lagoa Grande-PE (em investigação);

Hospital Memorial
– 1 paciente de Jaguarari-BA (em investigação);

Promatre
– não informado.

Casos em Petrolina

Petrolina confirmou 60 novos casos da covid-19, com isso, chegou ao total de 3.193 casos do novo coronavírus. São 2.551 casos confirmados por testes rápidos da prefeitura e 642 diagnosticados através de exames laboratoriais.

Petrolina tem mais um óbito por covid-19, totalizando 59. Era um homem de 73 anos, com histórico de comorbidades, que faleceu nesta quinta-feira, em uma unidade de saúde da rede pública da cidade.

A prefeitura aguarda resultados de três exames laboratoriais de pacientes que faleceram em Petrolina e foram notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos tinham histórico de comorbidades. A primeira morte foi na terça-feira (4), em um hospital privado, mas a Declaração de Óbito (DO) só chegou à Vigilância em Saúde nesta quinta. Era uma mulher, de 66 anos. O segundo foi nesta quarta-feira (5), em um hospital público. O paciente tinha 51 anos. O terceiro registro foi nesta quinta-feira, também em um hospital da rede pública, tendo como vítima uma idosa de 84 anos.

*imagem ilustrativa

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome