(foto: divulgação/PMP)
A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, oficializou nesta quarta-feira (11), junto ao Hospital Neurocárdio, a contratação de 6 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) exclusivos para atendimento de pacientes do município com a covid-19. Mesmo com a diminuição da taxa de ocupação no município, a gestão afirmou que está em trâmite a contratação de mais 5 leitos em outro hospital da rede privada. Os 6 leitos do Neurocárdio já estão disponíveis de imediato.
Com estas novas unidades de terapia intensiva disponíveis até esta terça-feira, Petrolina conta com 56 leitos de UTI, sendo 20 abertos pela prefeitura em parceria com o Hospital Universitário (HU). Com isso, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública nesta terça é de 37,5%. Dos 56 leitos disponíveis, 20 estão ocupados, sendo que 12 pacientes são de Petrolina e 8 de outras cidades da região.
Sobre os leitos intermediários, 33 do 170 estão ocupados por 21 pacientes de Petrolina e 12 de outras cidades.
Leitos de UTI
No que se refere aos internamentos nas UTI’s em leitos públicos, os dados mostram que no Hospital Universitário, que possui 20 leitos exclusivos abertos pela prefeitura, 4 pacientes de Petrolina (3 confirmados e 1 em investigação) e 1 de Cabrobó-PE (confirmado) estão internados. Com 5 leitos ocupados, a taxa de ocupação na unidade é de 25%.
No Hospital Memorial, 3 dos 5 leitos estão ocupados, sendo 1 paciente Petrolina (confirmado, 1 de Juazeiro (confirmado) e 1 de Ponto Novo-BA (confirmado). No Neurocardio, 4 dos 5 leitos estão ocupados por 3 pacientes de Juazeiro (2 confirmados e 1 em investigação) e 1 de Campo Formoso-BA (confirmado). Os seis leitos inaugurados pela gestão municipal exclusivos para pacientes da cidade no Neurocardio estão desocupados.
Na Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE), dos 20 leitos disponíveis, 5 estão ocupados por 4 pacientes de Petrolina (3 confirmados e 1 em investigação) e 1 de Ouricuri-PE (em investigação). A taxa de ocupação, portanto, é de 25%.
O Hospital Regional de Juazeiro tem 2 pacientes de Petrolina (1 em investigação e 1 descartado) internados, e o HCP Pernambuco tem 1 paciente de Petrolina (em investigação).
No que se refere aos leitos da rede privada, a prefeitura divulgou que na unidade da UNIMED, 4 pacientes de Petrolina (confirmados), 1 de Juazeiro (confirmado) e 1 de Cabrobó-PE (confirmado) estão internados. O Neurocárdio terminou o dia de ontem com 5 pacientes de Petrolina (2 confirmados e 3 em investigação) internados.
O Hospital Geral e Urgência (HGU) tem 1 paciente de Petrolina (confirmado) e 1 de Juazeiro (confirmado) internados, enquanto o Hospital Memorial não possui paciente de Petrolina ou região internado. A Promatre tem 1 paciente de Petrolina (em investigação) e o HRP Recife tem 1 paciente de Petrolina (confirmado) internados.
Leitos intermediários
Sobre os leitos públicos intermediários, segundo a secretaria, até ontem (11), no Hospital de Campanha Monte Carmelo, que possui 100 leitos, 6 pacientes de Petrolina (5 confirmados e 1 em investigação) estão internados. Com isso, a taxa de ocupação é de 6%.
Na UPAE, dos 30 leitos disponibilizados, 7 estão ocupados por 4 pacientes de Petrolina (confirmados), 1 de Ipubi-PE (confirmado), 1 de Trindade-PE (confirmado) e 1 de Juazeiro (confirmado). A taxa de ocupação, portanto, é de 23%.
Já no Hospital Dom Malan, nos leitos infantis, 7 estão ocupados por 4 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 3 em investigação), 1 de Araripina-PE (descartado), 1 de Ponto Novo-BA (descartado) e 1 de Curaçá-BA (em investigação). Nos leitos mulher, 4 estão ocupados por 1 paciente de Petrolina (1 confirmado), 1 de Santa Maria-PE (em investigação), 1 de Jaguarari-BA (confirmado) e 1 de Verdejante-PE (em investigação).
O HU-UNIVASF possui internamentos de 1 paciente de Petrolina (confirmado) e 1 de Juazeiro (em investigação). O HC do Estado tem 2 pacientes de Petrolina (confirmados) e 1 de Juazeiro (confirmado) internados, enquanto o Hospital Regional de Juazeiro possui 1 paciente de Dormentes-PE (em investigação) e 1 de Petrolina (em investigação). A UPA 24h também tem 2 pacientes de Petrolina internados (1 confirmado e 1 em investigação).
Na rede privada, segundo a secretaria, a situação é a seguinte:
Hospital Geral e Urgência (HGU)
– 1 paciente de Petrolina (em investigação);
UNIMED
– 2 pacientes de Petrolina (1 confirmado e 1 em investigação);
– 2 pacientes de Juazeiro (1 confirmado e 1 em investigação);
Neurocardio
– 1 paciente de Petrolina (descartado);
Hospital Memorial
– sem internamentos
Promatre
– 1 paciente de Petrolina (confirmado).
Casos em Petrolina
O boletim epidemiológico da Prefeitura de Petrolina desta terça-feira (11) mostra que o município tem 68 novos casos da covid-19, totalizando 3.514. Dos casos confirmados até o momento, são 2.829 por testes rápidos da prefeitura e 685 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas são 1903, equivalente a 54,1% dos casos confirmados.
Petrolina tem mais dois óbitos por covid-19, mas nenhum ocorreu nesta terça-feira. O primeiro foi no último dia 5, mas só foi confirmado agora com o recebimento do exame analisado pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). A paciente era uma idosa de 62 anos, sem informações de comorbidades, que faleceu em casa. O outro óbito foi nesta segunda-feira (10), em uma unidade de saúde da rede pública da cidade. Era um homem de 34 anos, com histórico de comorbidades. Com isso, o total de óbitos subiu para 63.
*imagem ilustrativa
Da Redação