(foto: divulgação)
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, montou o primeiro laboratório para processamento de exames de biologia molecular da região. A unidade se dedicará à análise de amostras de pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. O objetivo é dar maior agilidade ao diagnóstico da doença.
Representantes do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) visitaram o laboratório na última quinta-feira (20) para atestar as condições de infraestrutura, equipamentos e a capacidade técnica da equipe que será responsável pelos diagnósticos. O relatório foi positivo e, a partir do dia 31 de agosto, a unidade poderá dar início às atividades.
As amostras serão encaminhadas pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). A equipe processará, inicialmente, 40 exames de R-PCR por dia. Além da parte assistencial, que beneficia diretamente a população, o laboratório irá contribuir na área de ensino, a partir da atuação de estudantes de mestrado e pós-doutorado da Univasf. Segundo o superintendente, Prof. Itamar Santos, a implementação do laboratório de biologia molecular para pesquisa RT-PCR do covid-19 só foi possível graças à parceria entre a Univasf e a Rede Ebserh responsável pela gestão do HU-Univasf.
Da Redação