(Foto ilustrativa-arquivo)
Um detento que cumpre pena por tráfico de droga na Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi alvo da “Operação Expurgo”, deflagrada pela Polícia Federal. O objetivo da ação é combater uma facção criminosa do Rio de Janeiro.
De acordo com o assessor de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, a organização criminosa agia por várias cidades do país. “Os líderes, mesmo já presos, desempenhavam a gestão criminosa de dentro dos presídios estaduais, de onde replicavam ordens e tomavam as suas decisões. A rede criminosa mostrou-se estruturada e organizada, regidas, inclusive, por estatuto próprio e estabeleciam condutas, protocolos a serem seguidos e até aplicação de execução de mortes de integrantes em caso de descumprimento das determinações”, informou.
Ainda segumdo Geovani Santoro, o detento de Petrolina e os outros presos que integram a facção, serão autuados pelos crimes de tráfico de drogas e de armas, além de formação de quadrilha. As penas ultrapassam 30 anos de reclusão.
Além de Pernambuco, a “Operação Expurgo” foi realizada em outros cinco estados. Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de prisão preventiva e 10 mandatos de busca e apreensão. Eles foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bangu, no Rio de Janeiro.
*Com informações do G1
Da Redação