As dificuldades ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus não são as mesmas para todos e todas. Pessoas em situação de rua, que muitas vezes estão totalmente desamparadas de políticas de assistência social, sofrem ainda mais com os efeitos dessa crise pandêmica, visto a realidade dura das ruas: sem casa e sem acesso contínuo aos produtos básicos de higiene.
Sensibilizado, o ator e produtor cultural Jackson Vicente desencadeou um campanha de doação de agasalhos e kits de higiene para as pessoas em situação de rua da cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Uma live que contou com a participação de alguns artistas chegou a ser realizada há cerca de duas semanas, entretanto, houve uma baixa arrecadação. Diante disso, o artista e apoiadores da campanha decidiram dar continuidade ao projeto.
A campanha conta com o apoio do “Se essa rua fosse minha”, organização não governamental formada por um grupo de voluntários que existe desde 2015 e desenvolve ações solidárias, sempre voltadas para pessoas em situação de rua, como o fornecimento de cafés da manhã e doação de roupas e produtos de higiene na cidade pernambucana. Devido a pandemia do novo coronavírus, os cafés estão cancelados e o projeto segue ajudando a população em situação de rua através de campanhas voluntárias.
(foto: arquivo/Se essa rua fosse minha)
“Desde que começou a pandemia e pela situação que vivemos no Brasil, já tinha começado a pensar quem seria os mais afetadxs. Por ser negro, jovem, gay e vir da periferia, sinto na pele as diferentes fases do país. Já fui voluntário do ‘Se Essas Rua Fosse Minha’, e como sou amigo da idealizadora, estamos sempre conversando sobre como as pessoas tornam as pessoas em situação de rua, seres invisíveis. Nesse momento, são essas pessoas que estão sofrendo as maiores consequências desse vírus, diferentemente daqueles que têm privilégios, que são os mesmos que trouxeram o vírus. As pessoas em situação de rua, infelizmente, estão sempre desamparadas”, contou Jackson Vicente.
Podem ser doados produtos como sabonetes, descartáveis, papel higiênico, pastas e escovas de dentes e absorventes, por exemplo, além de agasalhos (como roupas e cobertores). As doações podem ser entregues no Caldinho da Anne, que fia situado na rua Trinta e Três, 76, no bairro Cohab Massangano, em Petrolina. Também é possível entrar em contato com a equipe do “Se Essa Rua Fosse Minha” através da página oficial no Instagram, ou pelos telefones (87) 98869-5855 e (87) 98837-0215.
Também é possível fazer doação em dinheiro, que será revertido para compra de kits de higiene. Para isso, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (87) 98825-7363.
Cerca de 80 pessoas em situação de rua poderão ser beneficiadas com a ação, que poderá também se estender para a cidade de Juazeiro-BA. A distribuição de todo o material ocorrerá em setembro.
Da Redação