(foto: arquivo)
Em agosto, a cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia, registrou uma queda no número de casos confirmados da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O número de novos casos confirmados nesse mês foi seis vezes menor que a quantidade registrada em julho. Também houve uma redução na contabilização de mortes pela doença.
Em agosto foram confirmados 1.264 novos casos de covid-19. Juazeiro saltou de 2.704 casos, conforme o boletim do dia 31 de julho, para 3.968, segundo dados de ontem, o que representa um crescimento de 46,7%. Em média, foram 40,8 casos por dia no mês agosto, situação bastante diferente do que foi encontrado em julho.
A cidade saltou de 699 casos, no boletim do dia 30 de junho, para 2.704 no último dia de julho, o que representou um aumento de 286,3%. Foram 2.005 novos casos em julho, o que representou, em média, 64,7 casos a cada dia do referido mês.
Óbitos
Também foi notada uma redução no número de mortes pela doença. Enquanto em julho a cidade registrou 33 óbitos pela doença, em agosto, foram 18, uma redução de cerca de 45,4%. Hoje, Juazeiro soma 79 óbitos pela covid-19.
Platô
Ontem (31), durante uma coletiva de imprensa virtual, a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, ressaltou que Juazeiro já atingiu o platô de casos, sendo mês de julho o pico da pandemia na região. Entretanto, Fabíola destacou que é preciso seguir as medidas de prevenção para evitar uma possível segunda onda de infecção.
“A gente estabeleceu sim esse platô, mas isso não quer dizer que a gente tem que reduzir as nossas medidas de prevenção. Depois da reabertura do comércio, em agosto, nós tivemos redução no número de casos, em relação ao mês anterior. Também tivemos redução na taxa de ocupação regular. Mas todos esses esforços não podem ser relaxados. Por mais que tenhamos feito todo esses esforço de ampliar leitos, isso foi para que a gente tenha uma tranquilidade em relação a necessidade de internação, mas não estamos estimulando que as pessoas voltem a sua normalidade”, disse ontem, quando foram anunciadas algumas novas medidas pelo município (veja mais).
Boletim
Ao todo, 3.968 pessoas já foram diagnosticadas com a covid-19 em Juazeiro, sendo que 2.348 pessoas estão clinicamente curadas. Dos 1.541 casos ainda ativos na cidade, 1.524 estão em isolamento domiciliar e 17 estão internados, sendo 10 em UTI e 07 em leitos intermediários.
De acordo com a Secretaria de saúde, dos 3.968 casos, 2.162 são do sexo feminino, 1.806 do sexo masculino e, destes, 248 são profissionais da saúde. O órgão informou ainda que o município já realizou 14.571 testes com 10.603 resultados negativos, sendo considerados descartados.
Da Redação