Juazeirenses reclamam de contas de água antecipadas; SAAE esclarece

0

(foto: PNB/arquivo)

Muitos juazeirenses têm reclamado, ultimamente, da chegada precoce das contas de água do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Juazeiro, no Norte da Bahia. O assunto foi tratado ontem (10), durante a coletiva de imprensa virtual com o prefeito Paulo Bomfim (PT).

O que tem acontecido, em muitas residências, é a chegada da conta referente ao mês seguinte, antes mesmo da data de vencimento da conta do mês. A estudante Iasmin Monteiro, por exemplo, residente no Cajueiro, pagou, no início dessa semana, a conta de setembro, que venceria amanhã (12). Entretanto, já na manhã de hoje (11), ela recebeu a conta do próximo mês, com vencimento em outubro.

Sobre a situação, o SAAE disse que desde que adotou o sistema de emissão simultânea, o usuário passou a receber seu recibo no ato da leitura. Antes, o servidor fazia a leitura, retornava para a empresa, os números eram computados e divididos por setores e, só após 15 ou até 20 dias a conta chegava a casa do usuário. Segundo a superintendente comercial do SAAE, Margarida Carvalho, não existem contas antecipadas, mas sim o vencimento do consumo referente aos meses anteriores, com até 30 dias para que o pagamento seja efetuado.

“A depender da data em que foi feita a leitura o recibo dos meses de agosto e início de setembro (data da leitura) terá sim, data de vencimento para o mês de outubro. O usuário pode conferir a data da leitura e números do consumo no próprio recibo e verificar se houve alguma alteração. Em caso de dúvida o usuário pode se dirigir ao balcão do setor comercial e fazer uma solicitação de revisão”, sugere Margarida.

O SAAE disse ainda que, neste momento de pandemia, por conta do novo coronavírus, tem adotado algumas medidas para fortalecer o enfrentamento à covid-19, inclusive suspendendo o corte no fornecimento de água por falta de pagamento. “Por conta do isolamento social, com mais pessoas nas residências e, consequentemente, mais água sendo usada na higienização, o Setor Comercial do SAAE verificou o aumento de consumo em algumas casas”, disse a empresa.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome