Elmar Nascimento se manifesta sobre fala polêmica a respeito de candidata: “Essas qualidades não são suficientes para ser uma boa gestora municipal”

(foto: arquivo)

O deputado Elmar Nascimento (DEM) se manifestou após a repercussão negativa de uma fala sua sobre a candidata à prefeitura de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), durante convenção ocorrida na noite da segunda-feira (14) que oficializou os nomes do Coronel Anselmo (DEM) e do sanfoneiro Targino Gondim (Cidadania) à prefeitura da cidade.

O parlamentar questionou a capacidade da candidata para governar o município de Juazeiro ao reduzi-lá a uma “boa mãe” e “dona de casa exemplar”, reforçando o papel da mulher apenas no ambiente doméstico, e suscitando que ela seria incapaz de enfrentar as dificuldades do fazer na política, apenas pela sua condição de mulher.

“Suzana é uma boa pessoa. É uma boa mãe. É uma pessoa, dona de casa exemplar. Mas será que é ela tem a capacidade de liderar o processo que Juazeiro precisa? Que pode acordar as 5 da manhã para ir para periferia enfrentar as auguras e dificuldades?”, indagou o parlamentar.

Ontem (15), após a repercussão negativa da fala, Elmar emitiu uma nota à imprensa sobre o assunto. O deputado disse que teve “o cuidado de dizer que não conhecia nada que comprometesse seu caráter”. Voltou a citar que a candidata é uma “boa mãe” e uma “boa dona de casa”, o que, para ele, “é uma grande virtude”, mas reforçou que “essas qualidades não são suficientes para ser uma boa gestora municipal” e reforçou que a cidade precisa de “pessoas honestas, com dignidade, mas também com preparo, com experiência para liderar” [leia na íntegra abaixo].

A declaração do parlamentar foi rechaçada pelo presidente do PRTB Jovem de Juazeiro, André Rapadura, que enviou uma nota para nossa redação destacando que o deputado desconhece a trajetória política de Suzana Ramos, por ser um “forasteiro político”, que evidencia “um machismo misógino que menospreza a capacidade de uma mulher”.

Leia na íntegra

Cheguei de Juazeiro com uma firme convicção: o atraso em relação à Petrolina não está no povo, no clima, nem na geografia. Está exclusivamente na qualidade dos políticos, ou melhor, na falta de qualidade dos políticos que, há anos, vêm dominando o município. Juazeiro precisa se libertar da velha política para andar pra frente.

É a aquela velha política que não se envergonha de tirar de contexto uma frase para usá-la com requintes de perversidade. Na convenção do DEM, ocorrida na última segunda-feira (14), ao falar da falta de preparo de uma candidata para gerir um município como Juazeiro, tive o cuidado de dizer que não conhecia nada que comprometesse seu caráter, salientando a boa mãe e a boa dona de casa que ela é, o que, para mim, é uma grande virtude. Mas essas qualidades não são suficientes para ser uma boa gestora municipal. Precisamos de pessoas honestas, com dignidade, mas também com preparo, com experiência para liderar. Qualidades que vejo em Coronel Anselmo, candidato do DEM, independentemente das questões de gênero. A mesma opinião teria se fosse uma mulher que tivesse a bagagem do Coronel Anselmo, pessoa singular que ingressa na política trazendo renovação.

Já apoiei e ajudei a eleger na minha terra, Campo Formoso, uma mulher prefeita. E, nesse episódio recente, o que me tranquiliza é saber que golpes baixos como esses já não surtem mais efeito em Juazeiro. A população está deixando isso bem claro nas pesquisas qualitativas que temos realizado. Fico feliz que políticos ultrapassados, tentando macular a minha imagem, investigaram na internet e, não encontrando, ao longo de 26 anos de vida pública, nada que desabonasse a minha conduta, um único inquérito sequer, tentam impingir defeitos que não tenho.

Vou responder, em breve, anunciando duas grandes obras que todos eles não tiveram a capacidade de construir.

Enquanto os cães ladram a caravana passa.

Vou ficar ao lado do povo altivo de Juazeiro e contra a velha política.

Elmar Nascimento

Deputado federal (DEM)

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.