Especial: “Minha história nos 70 anos da TV brasileira”, por Denilson Pereira de Santana

Para marcar os 70 anos da TV brasileira, o portal Preto No Branco convidou profissionais que atuaram nas TVs regionais, São Francisco e Grande Rio, fundadas há 30 anos, para contarem, através de suas experiências, a história das emissoras, fatos pitorescos e a importância dos dois veículos para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural da região do Vale do São Francisco.

Iniciamos nossa série de relatos com Denilson Pereira de Santana, que foi um dos primeiros produtores executivos da antiga TV Norte, hoje TV São Francisco.

(foto: arquivo pessoal)

Por: Denilson Pereira de Santana

“Tudo começou em 1988 quando fui fazer uma entrevista de emprego no departamento comercial da TV Bahia, recém transmissora da Rede Globo. Consegui a vaga para Controle de Materiais da OPEC (operações comerciais), mas, inquieto como sou, logo virei Assistente de Produção Comercial.

Bom, exatamente em 01 de dezembro de 1990 virei o Coordenador de Produção Comercial na recentemente inaugurada TV Norte (hoje TV São Francisco), onde passei bons anos e realizei a minha ascensão profissional.

Um dos primeiros fatos, e talvez o mais marcante do meu trabalho, foi ter reparado que a região era de uma grande importância cultural e artística e um grande feito foi ter convencido a direção da TV a fazer divulgação dos artistas locais. Assim, saí a gravar pequenos clipes e passamos a exibir nos horários comerciais da TV, sem custo para os participantes. Ajudar a divulgar ainda mais os talentos da região foi marcante para mim, porque entendo que, regionalizar os conteúdos e contribuir para o fortalecimento da cultura de uma comunidade, é um dos papéis de uma emissora de TV.

Hoje trabalho na área de ensino, passei a dar aulas técnicas para os cursos de áudio visual e radialismo e sou Diretor de TV/Imagens de um projeto da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, e muito o que sei e posso ensinar, aprendi nesta escola que foi a TV Norte para mim e para tantos colegas que iniciaram sua vida profissional na televisão do Norte da Bahia.

Um outro fato muito importante na minha história com juazeiro foi ter me apaixonado, amado e casado com a pessoa que até hoje é muito importante em minha vida e ter a honra de ter dois filhos nascidos aí nesta cidade que guardo no coração.

É com muito prazer que conto um pouco da importância que a TV Brasileira e Juazeiro tem na minha vida.

Abraços,
Denilson Pereira de Santana
Produtor Executivo antiga TV Norte/ Juazeiro”

Da Redação

1 comentário

  • Denilson Santana disse:

    Me sinto honrado em ter participado dessa série de relatos sobre as televisões locais e ter a oportunidade de contar um pouco da minha história na TV Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.