Eleições 2020: Juiz eleitoral, em Juazeiro, determina retirada de páginas na internet por compartilharem ataques e propaganda negativa

0

Nem bem começou, oficialmente, a campanha eleitoral e a Justiça já vem sendo acionada para resolver conflitos.

O Juiz Cristiano Queiroz Vasconcelos, da quadragésima sétima zona eleitoral, deferiu liminares para retirada do ar das páginas Juazeiro Livre 2020 e o Vale Acordou, no Instagram, e Anonymous, no Facebook , acusadas de divulgarem conteúdo falso, grosseiro e propagar discursos de ódio.

As representações foram feitas pela Coligação “União por amor a Juazeiro”, da candidata a prefeita Suzana Ramos, que, segundo sua assessoria jurídica, vinha sendo atacada, juntamente com o seu candidato a vice, Leonardo Bandeira, pelos administradores das páginas, “que se utilizam do anonimato para difundir calúnia, difamação, caracterizando propaganda negativa, o que a Legislação Eleitoral não permite”, disse o advogado Utamar Gonçalves, da coligação.

“Impetramos três ações contra perfis de redes sociais que realizavam postagem tidas como de propaganda negativa, com o intuito de atacar a chapa composta por Suzana Ramos e Leonardo Bandeira, onde fora decidido que o Instagram, no caso das páginas O Vale Acordou e Juazeiro Livre 2020, remova imediatamente tais perfis, bem como que seja fornecido em 48 horas os IPs das páginas mencionadas. Assim como em relação a página Anonymous, o Facebook deve remove-la de imediato e também fornecer o IP. As informações acerca do IP se fazem necessárias para que sejam identificados o criador e responsável pela páginas, para uma possível ação cível de reparação dos danos morais”, explicou o advogado Utamar Gonçalves.

O PNB conferiu o conteúdo das páginas, que ainda estão no ar, e constatou que as postagens direcionam os ataques as candidaturas de Suzana Ramos e de Paulo Bomfim, e, claramente apoiam o candidato Anselmo Bispo, tendo inclusive a participação de seus familiares nos comentários e compartilhamentos.

As páginas na internet também se valem de montagens, “memes”, expressão usada para se referir a qualquer informação que viralize, e geralmente são imagens, vídeos ou gifs de conteúdo jocoso e grosseiro, com acusações  aos candidatos e políticos envolvidos nas campanhas, que acabam se espalhando na internet por meio das redes sociais.

Juazeiro Livre 2020O vale acordouDecisão – LIMINAR

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome