“Juazeiro, mais essa em 2020?”, por Cecília Assy

7

 

Entre os dias 14 e 15 de outubro foram sendo asfaltadas as ruas Cesário da Silva e rua do Cajueiro em Juazeiro, que já eram calçadas com paralelepípedo. Repentinamente e sem consulta aos moradores, em um período de pandemia e de maior isolamento social.

As ruas são de casas simples, com muitos idosos. A rua do Cajueiro, além do número de moradores idosos é justamente onde fica o Lar São Vicente de Paulo, o conhecido Abrigo dos Velhos da cidade, um espaço com muro aberto onde muitos idosos se sentam para observar a movimentação das pessoas da rua. Ao lado, fica a pequena igrejinha muito frequentada pelas senhoras do bairro. A rua Cesário da Silva é bem estreita, as casas costumam ter a porta da sala direto para a rua e com calçadas estreitas também, onde as pessoas têm o costume de se sentar nas portas, principalmente ao baixar do sol.

Aqui estamos no semi-árido da Bahia, um calor danado. Já se sabe por diversos estudos que o asfalto é um grande acumulador de calor, podendo aumentar em até 5ºC a temperatura do seu arredor à noite, que é quando libera o calor acumulado durante todo o dia, virando um aquecedor na porta de casa. Um aquecimento que termina por aumentar o consumo de água e energia, para aliviar o imenso desconforto.

Diferente de outros calçamentos, o asfalto é impermeável e não aparenta ter havido planejamento do escoamento da água da chuva, que sabemos que alaga muitas ruas em Juazeiro quando ocorre.

Além disso, o asfalto tende a favorecer o trânsito de carros, como isso ficaria em ruas com esses perfis? Ruas de gente indo e vindo a pé…

A população foi informada devidamente sobre esses impactos? Diante disso, o asfaltamento seria de seu desejo?

Ficamos sabendo por meio de um representante da obra no local, orgulhoso e sem máscara de proteção contra espalhamento de COVID-19, que isso seria obra do candidato a vereador Renato Brandão e do candidato a prefeito Coronel Anselmo Bispo, que teriam conseguido a verba através do deputado federal Elmar Nascimento, que por sua vez conseguiu junto ao governo federal. Isso é reafirmado nas redes sociais dos candidatos e pelos órgãos competentes. A verba de cerca de 10 milhões de reais é designada a CODEVASF e está destinada a asfaltar ruas! A prefeitura diz não ter sido consultada para dar o consentimento. Como pode??

Juazeiro é uma cidade que ainda se é possível andar a pé por toda ela, se tem saúde e se valoriza isso.

As perguntas são muitas. Existem ruas que poderiam ser asfaltadas? Existem, provavelmente as com já alto tráfego de veículos de grande porte e que continuam no chão de terra.

Por que asfaltar ruas que já têm calçamento e não tinham necessidade de asfalto? Em um tempo de pandemia global, necessidade de cuidados básicos higiênicos da população, desastres ambientais, desemprego, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco não conseguiria pensar em um melhor uso de 10 milhões de reais senão para asfaltar ruas?

Não haveria obras de saneamento básico das casas, acesso a higiene básica?

O rio São Francisco é uma das mais importantes fontes de água potável e vida para a população. Não haveria obras de tratamento apropriado da água e esgoto jogados no rio São Francisco, desassoreamento, tratamento e conservação das margens, por exemplo?

Auxílio a pequenos agricultores, beiradeiros e população em geral em tempos de readaptação a conjuntura?

Nenhuma ideia melhor do que 10 milhões de reais sendo usados arbitrariamente para o asfaltamento das ruas já calçadas da cidade? Ou a ideia da velha política corrupta de compra de votos através de favores rápidos antes das eleições pareceu mais atraente? É para ter os seus no poder? É o coronelismo ainda em 2020?

É triste, porque qualquer um consegue imaginar melhores formas de como 10 milhões de reais poderiam ajudar nesse momento tão delicado mundialmente e que aflige Juazeiro. É triste, mas também é crime. Cadê a justiça eleitoral? O ministério público? Os cidadãos de bem?

E como diria minha vó que mora numa dessas ruas: “isso é o que eu estou vendo”, do meu isolamento social, “imagina o que não estou vendo”.

 

Por Cecília Assy, universitária e moradora de Juazeiro

7 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente do calor pode mada pra rua :Petronilia Maria de Jesus – Novo Encontro ta reclamando do quê infraestrutura asfáltica deixa tudo bem melhor, faz reclmar se nao reclama .SINCERAMENTE so Deus pra entender a espécie humana mau agradecida .

  2. Moro na Rua Cesario da Silva e garanto que pior não ficou. Havia necessidade de melhorias do calçamento, vários idosos que moram na rua se acidentavam ao caminhar em meios de paralelepípedos com altos declives e buracos. Há anos os moradores esperavam melhorias nessas ruas do Centro de Juazeiro e nenhuma gestão municipal nunca fez nada. Precisamos melhorar a cidade como um todo e não só por partes.

  3. Vai procurar o que fazer, infelizmente Juazeiro tem essas figuras, se faz reclama, se não faz reclama do mesmo jeito, me deixe, e essas pessoas são as mesmas que não valorizam a cidade, comparando com outras. Como diz o velho ditado: nem Jesus agradou a todos!

  4. Concordo com a autora do texto. Há outras prioridades em Juazeiro, por exemplo, saneamento básico. Infelizmente a maioria das pessoas gostam da maquiagem, do artificialismo, da enganação.

  5. Que besteira! Aqui no Centenário tambem houve esse asfaltamento e é muito bom, e não tem nada haver a pandemia com asfaltamento de ruas.
    Ridículo essa provocação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome