Professores da rede estadual de Pernambuco encerram greve e aulas deverão ser retomadas em breve

0

Os professores da rede estadual de Pernambuco deverão retomar as aulas presenciais, conforme autorizou o governo do estado. É que a categoria decidiu, em assembleia remota realizada nesta sexta-feira (23), encerrar a paralisação que começou na quarta-feira (21), data prevista para a reabertura das escolas estaduais para os 81 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Dos mais de 1.200 participantes da assembleia, 76% aprovou o fim da greve, 20% foi contra esta decisão e 5% se absteve. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a medida acata a decisão judicial do desembargador Fábio Eugênio Dantas Oliveira Lima, que na terça-feira (20), determinou multa de R$ 100 mil por dia de greve. O sindicato reforça que, apesar do fim da paralisação, a entidade segue mobilizada e investiga as condições sanitárias das escolas.

Os professores criticaram as medidas de flexibilização tomadas pelo Governo do Estado para abertura das escolas em meio à pandemia e legam que não há segurança sanitária para o retorno das atividades nas escolas. Porém, com o fim da greve, segue mantido o cronograma divulgado pela Secretaria de Educação para o retorno às aulas presenciais.

Na próxima terça-feira (27), voltam às escolas os estudantes do 2º ano do Ensino Médio e, em 3 de novembro, os alunos do 1º ano. As aulas presenciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental seguem suspensas até, pelo menos, 31 de outubro.

*com informações da FolhaPE

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome