Bandeira tarifária volta e conta de luz sobe a partir desta 3ª feira

0

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou na 2ª feira (30.nov.2020) a bandeira tarifária vermelha patamar 2 na conta de luz. A mudança representará um custo extra de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A decisão é válida a partir desta 3ª feira (1º.dez.2020).

As bandeiras tarifárias servem para sinalizar a melhora ou piora das condições de abastecimento de energia elétrica no país. Elas são acionadas quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo.

Por causa da pandemia, a bandeira tarifária havia sido suspensa. Em maio, a Aneel acionou a bandeira verde, que não representa custo extra para o consumidor (veja infográfico abaixo).

A reativação estava prevista apenas para janeiro, mas a situação dos reservatórios, principalmente do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, é crítica. Por isso, houve uma reunião extraordinária para discutir o assunto.

A ONS (Operadora Nacional do Sistema) informou em 20 de novembro que o nível dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste está em 18,11%.

O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, afirmou que o setor elétrico tem observado “uma seca que há muito tempo não se via”.

Com o impacto da iniciativa na inflação, o Banco Central deve antecipar a alta na taxa Selic, a taxa básica de juros.

Poder 360

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome